Relatório parcial apresentado nesta terça-feira à CPI dos Correios aponta que as empresas de transporte aéreo Skymaster e Beta atuaram em conjunto para fraudar as licitações na ECT (Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos). Segundo o relatório, houve um superfaturamento de R$ 64 milhões nos contratos fechados entre a Skymaster e os Correios desde junho de 2001 até abril deste ano.
"Houve um evidente conluio entre a Skymaster e a Beta nas licitações. Desde 2000, elas têm contrato de gaveta com o compromisso de dividirem 50% dos serviços", disse o relator da CPI dos Correios, deputado Osmar Serraglio (PMDB-PR). A Skymaster e a Beta manipularam as concorrências e licitações abertas pela ECT para transporte aéreo, revezando-se na conquista dos contratos.
Em julho de 2000, a Skymaster e a Beta firmaram termo para dividirem em 50% os serviços dos Correios, quatro dias antes da abertura da concorrência pela estatal. Detalhe: apenas as duas empresas participaram da concorrência. A vencedora foi a Beta. Em junho de 2001 foi a vez da Skymaster. Em dezembro de 2001, quatro empresas entraram na concorrência: Beta, Skymaster, Total e Aeropostal. A Skymaster venceu a licitação, depois de a Total ser desclassificada e a Aeropostal não ter certificado de homologação junto ao DAC (Departamento de Aviação Civil).
04/10/2005
04/12/2025
Abertura de licitação prevê compra de nova ambulância para Rolim de Moura
A Prefeitura de Rolim de Moura anunciou a abertura...04/12/2025
Prefeitura de BH abre licitação para ampliar vagas de estacionamento rotativo
A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da BHTran...04/12/2025
Codeba abre licitação para obras em porto de Ilhéus; valor não foi informado
A Companhia das Docas do Estado da Bahia (Codeba) ...03/12/2025
Estado firma convênios e autoriza licitação para obras de infraestrutura em 14 municípios baianos
O Governo da Bahia anunciou, nesta quarta-feira (3...