Rego Barros elogia a política de licitações


Brasília - A dez dias de deixar o cargo como diretor-geral da Agência Nacional de Petróleo (ANP), o embaixador Sebastião do Rego Barros fez uma balanço positivo do setor nos três anos em que esteve à frente do órgão regulador. Inclusive elogiou a decisão do governo de manter a realização de uma licitação por ano para áreas de exploração de gás e petróleo.
"Uma licitação por ano está bem, mas no futuro pode haver mais de uma. Temos de fazer licitação bem feita. As nossas são exemplares e, no curto prazo, não há como fazer mais de uma (por ano), a não ser que tenha aumento de pessoal", afirmou ele, após fazer uma visita ao ministro da Coordenação Política, Aldo Rebelo.
No ano passado, Rego Barros trocou farpas com a ministra de Minas e Energia, Dilma Rousseff, quando houve a indicação de que a sétima rodada de licitações de áreas de exploração de petróleo poderia não acontecer em 2005. No fim de 2004, no entanto, o Conselho Nacional de Política Energética deu o sinal verde para que a nova venda aconteça.
Não existe a indicação de um substituto para Rego Barros, tarefa do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Caso um nome não seja indicado até o próximo dia 15, explicou Rego Barros, um diretor-geral substituto deve ser escolhido até uma decisão final.
Para o diretor-geral da ANP, a última rodada de licitações, em agosto passado, foi a melhor de seu período porque mostrou que tanto empresas nacionais como estrangeiras têm interesse no país.
Sobre fiscalização do setor, disse que também houve avanços, mas "menores do que gostaria". Ele criticou a falta de pessoal, mas previu que a situação pode melhorar porque haverá concurso neste ano para novas contratações.


06/01/2005

Fonte: Gazeta Mercantil

 

Avisos Licitações

25/04/2024

Prefeitura reabre a licitação da Parceria Público-Privada (PPP) da iluminação pública de SM

A Prefeitura de Santa Maria, por meio da Secretari...

24/04/2024

Sabesp lança licitação para construir em Ilhabela a 1ª usina de dessalinização de água de SP

A Sabesp lançou uma licitação para a construir a p...

24/04/2024

Licitação prevê a criação de linha de barcas entre os aeroportos Santos Dumont e Galeão

Rio - A Prefeitura do Rio vai lançar, nesta quinta...

24/04/2024

Edital de licitação para duplicação da BR 381 próximo a BH será publicado nesta quinta (25)

O Ministério dos Transportes vai lançar nesta quin...
Notícias Informativo de Licitações
Solicite Demonstração Gratuita