Reforma no Planalto vai transferir gabinete de Lula


Brasilia - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva já acertou com o governador do Distrito Federal, José Roberto Arruda (DEM), a transferência da estrutura do Palácio do Planalto para o Palácio do Buriti --sede oficial do governo do DF. A equipe de Arruda conta como data prevista para a mudança o dia 31 de março. Por cerca de dois anos, a sede oficial do governo federal será o Buriti.
A decisão foi tomada porque Lula decidiu fazer uma ampla reforma no Planalto. De acordo com a assessoria da Presidência, as obras devem envolver as áreas de infra-estrutura e de arquitetura do prédio --esta última será conduzida pelo escritório do arquiteto Oscar Niemeyer.
Reportagem da Folha, publicada no último dia 10, informou que o valor estimado da reforma é de aproximadamente R$ 1 milhão. Porém, a assessoria do Planalto afirmou que só pode revelar o valor exato quando estiverem concluídos os documentos para a licitação das obras.
A mudança para o Buriti inclui móveis, tapetes e até obras de arte. Interlocutores do presidente pediram ao governo do DF para deixar vazia a sede temporária do executivo federal.
A Folha Online apurou ainda que já foi definido que o chamado "núcleo duro" do governo acompanhará a equipe do presidente na mudança para o Buriti. A idéia é que além da estrutura de gabinete de Lula, também mudem para o prédio do Buriti as equipe dos ministros Dilma Rousseff (Casa Civil), Luiz Dulci (Secretaria Geral) e Franklin Martins (Comunicação), além dos seguranças.

Mudanças
Desde que assumiu o governo do DF, Arruda transferiu a sede do executivo para uma das cidades-satélites, Taguatinga. É em um prédio batizado de "Buritinga" que ele e vários de seus assessores diretos despacham.
Para dar mais espaço a Lula, o governador decidiu que o restante da estrutura do GDF que funcionava no Buriti também vai ser transferida. A partir do final do próximo mês parte da equipe de Arruda, que ainda utilizava o Palácio do Buriti, deverá despachar na área do rodo-ferroviária.
A assessoria do governador informou que as despesas que envolvem as mudanças serão custeadas pelo governo do Distrito Federal. A exceção são os gastos que se referem à mudança do Palácio do Planalto para o Buriti. Segundo a assessoria de Arruda, serão custeadas pelo próprio governo federal.
O Palácio do Buriti é localizado no outro extremo de onde estão a Esplanada dos Ministérios e os prédios do Senado, da Câmara e do STF (Supremo Tribunal Federal).


14/01/2008

Fonte: Folha Online

 

Avisos Licitações

29/02/2024

Licitações abertas para reformas da Praça Duque de Caxias e do Teatro Municipal

A Prefeitura de Vila Velha avança em uma etapa imp...

28/02/2024

Após questionamentos do TCE, Coden reabre licitação milionária para o lixo

A Coden Ambiental reabriu nesta semana a licitação...

27/02/2024

Licitação da Escola Piquiri finalmente será publicada em março

A comunidade do Piquiri, interior de Cachoeira do ...
Notícias Informativo de Licitações
Solicite Demonstração Gratuita