Brasília - A modernização da Empresa de Processamento de Dados da Previdência Social (Dataprev) está na lista de prioridades do ministro da Previdência, Amir Lando, para este ano. A empresa é responsável pela folha de pagamento e pelo sistema de arrecadação do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e ainda pelo Cadastro Nacional de Informação Social.
O governo vai instalar um sistema que possa rastrear todos os acessos e, com isso, visa a inibir irregularidades e fraudes. A tarefa não será fácil. Segundo o próprio ministro admitiu ontem, todas as licitações para mudar o sistema foram, até hoje, barradas pelo que ele chamou de "forças ocultas".
Durante 30 anos a Dataprev teve como contratada apenas uma empresa, a Unisys. A primeira licitação foi feita em 2003 e teve como única concorrente, e vencedora, a empresa Cobra, ligada ao Banco do Brasil. Mas, para garantir a continuidade do trabalho, a Cobra teve de subcontratar a Unysis. Essa operação está sob auditoria do Tribunal de Contas da União.
A novidade é que agora, segundo Lando, o assunto tornou-se uma questão de governo. Atualmente, o sistema da Dataprev é considerado muito vulnerável. "A nossa base de dados é frágil, não é consistente, é inverossímil. É um sistema extremamente frágil, danoso, perverso aos cofres públicos", afirma o ministro. Segundo Lando, é preciso dar segurança aos dados, porque grande parte das fraudes está nessa base.
A modernização do sistema é parte fundamental do que o ministro chama de "choque de gestão" .
05/01/2005
23/09/2023
Deputado Arlen Santiago celebra aviso de licitação da MGC-122
Sempre comprometido com as questões que podem gera...23/09/2023
Por conta de erosão, Seop abre licitação para revitalizar Calçadão da Gameleira
Por conta da erosão apresentada após a vazante do ...23/09/2023
BR-232:duplicação da BR-232 até o Sertão de Pernambuco mais perto.Licitação dos estudos é lançada
O estudo para duplicar a BR-232 entre São Caetano,...23/09/2023
Após 2 anos, Ribeirão Preto abre licitação de novo prédio do Bom Prato no Centro
Após dois anos do anúncio, a Prefeitura de Ribeirã...