Brasília - A modernização da Empresa de Processamento de Dados da Previdência Social (Dataprev) está na lista de prioridades do ministro da Previdência, Amir Lando, para este ano. A empresa é responsável pela folha de pagamento e pelo sistema de arrecadação do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e ainda pelo Cadastro Nacional de Informação Social.
O governo vai instalar um sistema que possa rastrear todos os acessos e, com isso, visa a inibir irregularidades e fraudes. A tarefa não será fácil. Segundo o próprio ministro admitiu ontem, todas as licitações para mudar o sistema foram, até hoje, barradas pelo que ele chamou de "forças ocultas".
Durante 30 anos a Dataprev teve como contratada apenas uma empresa, a Unisys. A primeira licitação foi feita em 2003 e teve como única concorrente, e vencedora, a empresa Cobra, ligada ao Banco do Brasil. Mas, para garantir a continuidade do trabalho, a Cobra teve de subcontratar a Unysis. Essa operação está sob auditoria do Tribunal de Contas da União.
A novidade é que agora, segundo Lando, o assunto tornou-se uma questão de governo. Atualmente, o sistema da Dataprev é considerado muito vulnerável. "A nossa base de dados é frágil, não é consistente, é inverossímil. É um sistema extremamente frágil, danoso, perverso aos cofres públicos", afirma o ministro. Segundo Lando, é preciso dar segurança aos dados, porque grande parte das fraudes está nessa base.
A modernização do sistema é parte fundamental do que o ministro chama de "choque de gestão" .
05/01/2005
04/12/2025
Abertura de licitação prevê compra de nova ambulância para Rolim de Moura
A Prefeitura de Rolim de Moura anunciou a abertura...04/12/2025
Prefeitura de BH abre licitação para ampliar vagas de estacionamento rotativo
A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da BHTran...04/12/2025
Codeba abre licitação para obras em porto de Ilhéus; valor não foi informado
A Companhia das Docas do Estado da Bahia (Codeba) ...03/12/2025
Estado firma convênios e autoriza licitação para obras de infraestrutura em 14 municípios baianos
O Governo da Bahia anunciou, nesta quarta-feira (3...