Brasília - A modernização da Empresa de Processamento de Dados da Previdência Social (Dataprev) está na lista de prioridades do ministro da Previdência, Amir Lando, para este ano. A empresa é responsável pela folha de pagamento e pelo sistema de arrecadação do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e ainda pelo Cadastro Nacional de Informação Social.
O governo vai instalar um sistema que possa rastrear todos os acessos e, com isso, visa a inibir irregularidades e fraudes. A tarefa não será fácil. Segundo o próprio ministro admitiu ontem, todas as licitações para mudar o sistema foram, até hoje, barradas pelo que ele chamou de "forças ocultas".
Durante 30 anos a Dataprev teve como contratada apenas uma empresa, a Unisys. A primeira licitação foi feita em 2003 e teve como única concorrente, e vencedora, a empresa Cobra, ligada ao Banco do Brasil. Mas, para garantir a continuidade do trabalho, a Cobra teve de subcontratar a Unysis. Essa operação está sob auditoria do Tribunal de Contas da União.
A novidade é que agora, segundo Lando, o assunto tornou-se uma questão de governo. Atualmente, o sistema da Dataprev é considerado muito vulnerável. "A nossa base de dados é frágil, não é consistente, é inverossímil. É um sistema extremamente frágil, danoso, perverso aos cofres públicos", afirma o ministro. Segundo Lando, é preciso dar segurança aos dados, porque grande parte das fraudes está nessa base.
A modernização do sistema é parte fundamental do que o ministro chama de "choque de gestão" .
05/01/2005
10/04/2026
CASAN lança licitação para ampliar Sistema de Esgoto de Canoinhas
Com o objetivo de ampliar a coleta e tratamento de...10/04/2026
Edital prevê R$ 53 mil em equipamentos para Farmácia Viva
A Fapec lançou edital para compra de equipamentos ...10/04/2026
Prefeito Augusto Castro autoriza licitação para restauração e revitalização da ponte de pedestres..
A Prefeitura de Itabuna autorizou a abertura de li...10/04/2026
Prefeitura de Leme abre licitação para construção de estacionamento do novo Ginásio de Esportes..
A Prefeitura do Município de Leme, por meio da Sec...