Após anos de estruturação e desenho do projeto, a Prefeitura de Porto Alegre enfim avança no encaminhamento da reforma na iluminação pública da capital. A troca das lâmpadas vai acontecer através de uma Parceria Público Privada, que teve o apoio do BNDES, Banco Nacional de Desenvolvimento Social, na formulação do projeto.
A ideia vem desde o início da gestão do prefeito Nelson Marchezan. O Secretário Municipal de Parcerias Estratégicas, Bruno Vanuzzi, explicou o cronograma, em entrevista ao Jornal Gente. Em abril, uma audiência pública para explicar o projeto deve ser realizada. Em maio, a licitação deve ser publicada.
“Os projetos de infraestrutura, projetos grandes assim como esse, obedecem sempre uma lógica de 18 a 24 meses de estruturação. A gente sabe que o cidadão sempre quer agilidade, sempre tem uma expectativa maior, mas também se a gente parar pra pensar, quando vamos construir a nossa casa, a coisa não é tão mais rápida que isso: olha o terreno, negocia, compra o terreno, escolhe o arquiteto, faz o projeto, escolhe o construtor e começa a construir. Todo esse ciclo, até botar o primeiro tijolinho nunca é menos do que dois anos”.
A partir daí, a empresa vencedora da licitação vai custear a operação da troca de toda as lâmpadas de luminárias da cidade, por lâmpadas de led. O contrato com a empresa vai durar 20 anos. Além da qualidade das lâmpadas, a troca na tecnologia utilizada na iluminação é um dos objetivos da Prefeitura.
“A fotocélula é ativada por luz, então quando começa a anoitecer a lâmpada acende e quando amanhece a lâmpada apaga, com base num equipamento local. Só que nós temos 100 mil fotocélulas na cidade e um equipamento que é passível de erro. Então tudo isso é uma coisa que hoje vem sendo substituída gradualmente nas grandes cidades pela chamada telegestão”, afirma o secretário.
“A telegestão é um sistema de rádio em que as lâmpadas se comunicam entre si e esse sistema também pode carregar outros pacotes de dados. Essa é a porta de entrada das cidades inteligentes”, explica.
Vanuzzi falou também sobre outras parcerias público privadas que devem ser lançadas nos próximos meses. Uma delas envolve o mobiliário urbano da cidade, com foco nos relógios de rua. Em troca, a empresa vencedora vai poder vencer espaços de publicidade nos relógios. Uma das mais avançadas, também é a que envolve a administração e manutenção do Auditório Araujo Viana, no centro da cidade.
O contrato com a antiga concessionária está acabando. Na troca, a Prefeitura vai aproveitar para ampliar o projeto.
“O teatro Tulio Piva tem um orçamento de mais ou menos R$ 4 milhões de reforma, e nós vamos incluir neste pacote. O Araujo Viana até está em boas condições, ao contrário da licitação anterior, que foi há dez anos, e tinha problemas estruturais muito sérios, dessa vez é simplesmente um termino de contrato e nós vamos ter que fazer uma nova licitação”.
O interesse do mercado na exploração destas atividades também gera algumas dúvidas. Vanuzzi fala que as consultas feitas pela Prefeitura geram otimismo sobre o possível interesse de empresas. A maior complicação está na reforma do mobiliário.
“O mobiliário urbano é sempre um enigma, esse é um mercado totalmente complicado. Então quando falamos em mobiliário urbano sempre existe a questão do mercado publicitário, da economia. Nós temos uma interação, por incrível que pareça, com o mercado de aeroportos, onde tem uma publicidade muito intensa, com muito valor agregado. Nós torcemos para que tenha uma boa atratividade”.
A troca de todas as lâmpadas da cidade deve demorar dois anos, desde a assinatura do contrato. Sobre o Araujo Viana, a atual administradora do espaço já encaminhou um oficio para a Prefeitura, garantindo o interesse em participar da nova licitação.
04/03/2019
19/01/2026
Saúde de Londrina prepara licitação para contratar 16 leitos para internações involuntárias
A secretária de Saúde, Vivian Feijó, confirmou que...19/01/2026
Licitação de R$ 114 vai garantir asfaslto na MT-270 em Guiratinga
O governo de Mato Grosso deu o sinal verde para um...19/01/2026
Licitação prevê asfalto e drenagem em avenida estratégica de VG; confira
A Alameda Júlio Muller, em Várzea Grande, deverá p...18/01/2026
Codeba aprova abertura de licitação pra dragagem do canal portuário
A continuidade da dragagem no canal portuário do r...