Em evento comemorativo de aniversário de 60 anos da Petrobras, a presidente da companhia, Graça Foster, falou que espera tirar do papel os projetos das refinarias Premium 1 (Maranhão) e Premium 2 (Ceará) para licitação no primeiro trimestre do ano que vem. A executiva, que foi recentemente à China captar novos investidores para o campo de Libra e negociar parcerias para a unidade do Maranhão, também disse que a estatal não teria problemas em ser sócia minoritária das duas refinarias.
O projeto das refinarias da Petrobras no nordeste sofreu seguidas adaptações nos Estados Unidos e, segundo Graça Foster, já apresenta "um valor líquido considerado robusto o suficiente, positivo em ambos os casos". A presidente da estatal também apresentou prazos. "Pretendemos fazer simplificações adicionais para que em março, a gente mande para o mercado a licitação do pacote inteiro das duas refinarias", afirmou, prometendo para 2015 o início das obras.
Por ora, a estatal negocia a participação acionária na Premium 1 (MA) com a estatal chinesa Sinopec, uma das empresas inscritas para o leilão de Libra, e Graça disse que não vê problema se a Petrobras ficar sem o controle acionário da unidade. "A Petrobras não tem preconceito em ser minoritária", disse a presidente. Já as negociações para Premium 2 com a sul-coreana Energy GS não foram à frente por "discordâncias no modelo de negócio proposto".
Sobre as refinarias já em construção (Comperj e Abreu e Lima), Graça disse que o complexo do Rio de janeiro está com 60% da obra concluída. A presidente da Petrobras acrescentou que recentes melhorias na operação e integração das 12 refinarias em operação atualmente permitiram um aumento na quantidade de petróleo refinado equivalente a uma eventual nova unidade. "Só com otimizações em cabotagem, logística e estoque, nós tivemos um aumento de 196 mil barris de refino por dia, enquanto a capacidade prevista para o Comperj é de 165 mil barris/dia", destacou.
Petrobras não confirma especulações sobre bloco em Sergipe
Graça Foster não confirmou as recentes especulações sobre o potencial do bloco SEAL 11 e áreas adjacentes, na costa do Sergipe - que, segundo rumores poderia conter mais de 3 bilhões de barris de petróleo de alta qualidade. A executiva disse que ainda não é o momento de divulgar números, mas reconheceu o potencial da descoberta. "Trabalhamos na bacia de Sergipe/Alagoas há muitos anos e, por isso, estamos muito seguros", afirmou. O bloco está localizados em águas profundas, em torno de 2500 metros, mas está próximo da costa (100m).
27/09/2013
17/01/2026
Limeira abre licitação para apreensão de animais por R$ 246 mil
A Prefeitura de Limeira, por meio da Secretaria Mu...16/01/2026
Estado publica licitação para reforma e ampliação da unidade da HEMOBA em Brumado
A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) p...17/01/2026
Amambai lança licitação de R$ 12,8 milhões para renovar frota de veículos
A Prefeitura de Amambai, a 338 km de Campo Grande,...16/01/2026
Prefeitura lança licitação para pavimentar a Vila Mezzomo
Ponta Grossa lança, neste mês, a primeira de uma s...