Rede quer prefeituras com software livre


As prefeituras de Porto Alegre e das cidades espanholas Barcelona e Extremadura, lançaram hoje a "rede internacional de cooperação das administrações públicas pelo software livre", durante o 5º Fórum Internacional Software Livre (FISL).
A iniciativa visa diminuir os custos públicos com o desenvolvimento de soluções livres e com o compartilhamento das experiências destes governos. A província de Extremadura é pioneira mundial em adoção de software livre na administração pública.
O Governo de Extremadura também apresentou a nova versão do programa "gnuLinEx 2004", que foi traduzido e personalizado para o Português do Brasil, como o primeiro fruto da cooperação entre a prefeitura da capital gaúcha e o Governo da província espanhola. O acordo de colaboração foi firmado em dezembro de 2003 entre a administração da cidade e o Governo Regional de Extremadura para a promoção do Software Livre em geral e do gnuLinEx em particular.
O prefeito de Porto Alegre, João Verle, disse que o convênio busca criar condições para difundir o software livre em todo o setor público. "Com isso, iremos acumulando sistemas que poderão depois ser adaptados e aperfeiçoados para cada caso", explicou Verle, destacando que os 18 telecentros da capital já operam com o sistema livre, assim como 91% das escolas municipais.
A abertura oficial do 5º FISL contou com a presença de autoridades e personalidades internacionais, brasileiras e do estado. A programação de hoje tem 86 eventos entre atividades culturais e palestras.


03/06/2004

Fonte: Agencia Brasil

 

Curso Licitações

28/05/2024

Licitação para concessão de água e esgoto em Divinópolis será em julho

A Prefeitura de Divinópolis publicou o edital para...

28/05/2024

Lajeado Novo lança licitação milionária para material de escritório

A Prefeitura de Lajeado Novo anunciou um

27/05/2024

Prefeitura de Cascavel realiza licitação para definir empresa para serviço de combustíveis

O último contrato para o abastecimento dos 903 veí...
Notícias Informativo de Licitações
Solicite Demonstração Gratuita