Recurso do MDV mantém parada licitação da EMTU


O duelo entre o MDV (Movimento em Defesa da Vida) e a EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos) na Justiça continua impedindo a retomada da licitação para a concessão do transporte coletivo intermunicipal no Grande ABC e na Capital, aberta no primeiro semestre. Apesar de o desembargador José Geraldo Rabello derrubar a liminar, concedida à entidade para suspender a concorrência, os ambientalistas recorreram terça-feira e a licitação segue paralisada até que TJ decida a questão.
No pedido de liminar, o MDV alega que a EMTU não aponta no edital de concorrência estudo de impacto ambiental a ser causado pelos poluentes a serem lançados no ar pelos ônibus.
Segundo o presidente da ONG, Virgílio Alcides de Farias, estudos apontam que essa poluição é responsável por 88,7% das emissões de Dióxido de Carbono no ar.
A EMTU defende que o processo licitatório respeita a Constituição e o meio ambiente. Também diz que os editais exigem que todos os ônibus atendam às determinações do Conselho Nacional de Meio Ambiente nas questões de emissão de poluentes. "Se se mantiver a decisão, recorreremos ao STF (Supremo Tribunal Federal)", garante Farias.


02/08/2006

Fonte: Diário do Grande ABC

 

Avisos Licitações

08/07/2026

Cruz abre licitação para contratar IA generativa voltada à educação municipal

A Prefeitura Municipal de Cruz, no Ceará, deu iníc...

08/07/2026

Fundhacre abre licitação para aquisição de novos medicamentos e reforço do estoque hospitalar

A Fundação Hospitalar Governador Flaviano Melo (Fu...

08/07/2026

Palmital abre licitação para recapeamento asfáltico em diversas ruas da cidade

A Prefeitura de Palmital, no interior de São Paulo...

08/07/2026

Prefeitura de São Gonçalo do Pará abre licitação para compra de materiais esportivos

A Prefeitura de São Gonçalo do Pará, localizada na...
Notícias Informativo de Licitações
Solicite Demonstração Gratuita