Recurso do MDV mantém parada licitação da EMTU


O duelo entre o MDV (Movimento em Defesa da Vida) e a EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos) na Justiça continua impedindo a retomada da licitação para a concessão do transporte coletivo intermunicipal no Grande ABC e na Capital, aberta no primeiro semestre. Apesar de o desembargador José Geraldo Rabello derrubar a liminar, concedida à entidade para suspender a concorrência, os ambientalistas recorreram terça-feira e a licitação segue paralisada até que TJ decida a questão.
No pedido de liminar, o MDV alega que a EMTU não aponta no edital de concorrência estudo de impacto ambiental a ser causado pelos poluentes a serem lançados no ar pelos ônibus.
Segundo o presidente da ONG, Virgílio Alcides de Farias, estudos apontam que essa poluição é responsável por 88,7% das emissões de Dióxido de Carbono no ar.
A EMTU defende que o processo licitatório respeita a Constituição e o meio ambiente. Também diz que os editais exigem que todos os ônibus atendam às determinações do Conselho Nacional de Meio Ambiente nas questões de emissão de poluentes. "Se se mantiver a decisão, recorreremos ao STF (Supremo Tribunal Federal)", garante Farias.


02/08/2006

Fonte: Diário do Grande ABC

 

Avisos Licitações

25/05/2026

Governo de SP abre licitação de até R$ 18 milhões para comunicação

O Governo de São Paulo abriu licitação com valor e...

25/05/2026

Amapá abre licitação para concessão de serviços lotéricos no estado em 2026

A Secretaria de Estado de Compras e Licitações do ...

25/05/2026

Prefeitura agenda licitação para obra da marginal esquerda da BR-277 com investimento de R$ 7 mi..

A revitalização das marginais da BR-277, em Cascav...

25/05/2026

Novo Mercado do Pescado da Prainha terá restaurantes e espaço gourmet com vista para o mar

O novo Mercado do Pescado da Prainha, em Vila Velh...
Notícias Informativo de Licitações
Solicite Demonstração Gratuita