Quatro empresas protocolaram propostas para a licitação do transporte público de São Carlos (SP). A Suzantur, empresa que opera atualmente, não apresentou interesse em continuar o serviço e não participou da licitação.
Empresas
A abertura dos envelopes foi feita nesta quarta-feira (10): MJM Transportes e Serviços, de Ribeirão Preto (SP), Realidade Transportes e Turismo, de São Carlos, Leaphar Locadora de Veículos, de Caratinga (MG) e Sancetur Turismo, de Paulínia (SP).
A documentação segue para avaliação da Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito. Segundo a prefeitura, somente após análise de capacidade técnica é que será divulgada a habilitação e qualificação das empresas.
Após a divulgação oficial, as empresas ainda terão cinco dias úteis para recursos, sendo que somente vencido esse prazo é que será marcada a data para abertura dos envelopes com as propostas de preço referentes aos valores de tarifa.
Primeira licitação em 14 anos
Essa é a primera licitação para o serviço em 14 anos. O último processo licitatório foi realizado em 2004, com vitória da Athenas Paulista venceu o certame. Há quatro anos, o transporte público de São Carlos é operado por empresas sem contrato.
Em 2014, uma liminar impediu a renovação com a Athenas por mais 10 anos e a empresa continuou operando por dois anos sem contrato.
Em agosto de 2016, após a intervenção do Tribunal de Contas, foi feito um contrato emergencial com a Suzantur. Um edital de licitação foi publicado em setembro de 2016 e revogado em outubro pelo Tribunal de Contas do Estado. Um novo edital foi publicado em novembro, mas também foi suspenso. Em 5 de setembro de 2018 outro edital foi publicado.
Contrato de 10 anos
A concessão para exploração e prestação do serviço de transporte coletivo de São Carlos terá prazo de 10 anos, prorrogável por mais 10. O prazo máximo para início dos serviços, portanto para apresentação dos recursos materiais (garagem e frota) que serão utilizados é de 180 dias a serem contados a partir da assinatura do contrato de concessão.
A empresa deverá operar com 105 veículos, sendo que 94 para operação nos períodos de pico com 11 de reserva, distribuídos em 87 ônibus convencionais e 18 micro-ônibus. A frota deve ter idade média máxima de 4 anos, sendo que nenhum veículo poderá ter idade superior a 8 anos. Todos os ônibus deverão estar devidamente adaptados para acesso às pessoas portadoras de deficiência.
A empresa vencedora deverá se responsabilizar pelo sistema de bilhetagem eletrônica, com a instalação de validadores e catracas eletromecânicas.
10/10/2018
04/12/2025
Licitação para construir Terminal Santa Luzia é publicada nesta quarta-feira
A publicação do edital de licitação para a constru...04/12/2025
Ministério da Gestão regulamenta licitação por diálogo competitivo e amplia ferramentas que..
O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços P...04/12/2025
Obra – Semae abre licitação para nova adutora nas regiões do Dois Córregos e Cecap
O Serviço Municipal de Água e Esgoto (Semae) de Pi...04/12/2025
Prefeitura de Feira abre licitação para requalificar Praça do Sapateiro no início de 2026
A requalificação da Praça do Sapateiro, no estacio...