O PV de Bebedouro vai investigar a participação do prefeito João Batista Bianchini, o Italiano, na fraude das licitações deflagrada pela Polícia Civil em conjunto com o Ministério Público, no mês de maio. O presidente local do partido, Juan Antônio Cox, diz que a comissão de ética do PV vai assumir a função que era obrigação da Câmara.
Segundo Cox, a abertura da comissão foi uma determinação da Executiva Estadual, em reunião na semana passada, em São Paulo, da qual Cox participou.
"Vamos investigar o que os vereadores deixaram de lado", afirma. Em agosto, o Legislativo rejeitou a abertura de uma Comissão Processante para investigar a participação de Italiano, que seguirá suspenso do PV, até que as apurações sejam concluídas.
Ainda, de acordo com o presidente do partido, a comisão será aberta na próxima semana. "Italiano é o prefeito, tem uma certa culpa no que ocorreu. Foi imprudência [dele]", afirmou.
Papel da Câmara
Procurado pela reportagem, o presidente da Câmara de Bebedouro, José Baptista de Carvalho Neto, o Chanel (PDT), disse que só se pronunciaria sobre o assunto por meio do assessor de imprensa do Legislativo. O órgão não foi localizado.
A investigação do envolvimento de Italiano na fraude foi arquivada na Câmara porque, dos dez vereadores, apenas seis foram favoráveis. A Lei Orgânica do Município estabelece que denúncias só podem ser aceitas com dois terços do total de parlamentares - neste caso, seriam necessários sete vereadores.
Para Carlos Renato Serotine, o Tota (PV), a Câmara deixou de fazer o seu papel ao não aprovar a abertura da comissão. "O Italiano tinha que ser investigado pelo legislativo. A cassação seria uma decisão posterior", disse.
18/11/2010
17/01/2026
Limeira abre licitação para apreensão de animais por R$ 246 mil
A Prefeitura de Limeira, por meio da Secretaria Mu...16/01/2026
Estado publica licitação para reforma e ampliação da unidade da HEMOBA em Brumado
A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) p...17/01/2026
Amambai lança licitação de R$ 12,8 milhões para renovar frota de veículos
A Prefeitura de Amambai, a 338 km de Campo Grande,...16/01/2026
Prefeitura lança licitação para pavimentar a Vila Mezzomo
Ponta Grossa lança, neste mês, a primeira de uma s...