PV assume investigação sobre fraude em licitações públicas


O PV de Bebedouro vai investigar a participação do prefeito João Batista Bianchini, o Italiano, na fraude das licitações deflagrada pela Polícia Civil em conjunto com o Ministério Público, no mês de maio. O presidente local do partido, Juan Antônio Cox, diz que a comissão de ética do PV vai assumir a função que era obrigação da Câmara.
Segundo Cox, a abertura da comissão foi uma determinação da Executiva Estadual, em reunião na semana passada, em São Paulo, da qual Cox participou.
"Vamos investigar o que os vereadores deixaram de lado", afirma. Em agosto, o Legislativo rejeitou a abertura de uma Comissão Processante para investigar a participação de Italiano, que seguirá suspenso do PV, até que as apurações sejam concluídas.
Ainda, de acordo com o presidente do partido, a comisão será aberta na próxima semana. "Italiano é o prefeito, tem uma certa culpa no que ocorreu. Foi imprudência [dele]", afirmou.

Papel da Câmara
Procurado pela reportagem, o presidente da Câmara de Bebedouro, José Baptista de Carvalho Neto, o Chanel (PDT), disse que só se pronunciaria sobre o assunto por meio do assessor de imprensa do Legislativo. O órgão não foi localizado.
A investigação do envolvimento de Italiano na fraude foi arquivada na Câmara porque, dos dez vereadores, apenas seis foram favoráveis. A Lei Orgânica do Município estabelece que denúncias só podem ser aceitas com dois terços do total de parlamentares - neste caso, seriam necessários sete vereadores.
Para Carlos Renato Serotine, o Tota (PV), a Câmara deixou de fazer o seu papel ao não aprovar a abertura da comissão. "O Italiano tinha que ser investigado pelo legislativo. A cassação seria uma decisão posterior", disse.


18/11/2010

Fonte: Jornal A Cidade

 

Avisos Licitações

17/07/2026

Estado abriu licitação de R$ 20 milhões para construir CAPS I e CER IV em Guanambi

A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) a...

17/07/2026

Bonito abre licitação de R$ 5,7 milhões para construir 40 casas populares

A Prefeitura de Bonito, no Agreste de Pernambuco, ...

18/07/2026

Eduardo Braga anuncia licitação do Porto de Eirunepé, uma das maiores obras do município

Manaus (AM) – O senador Eduardo Braga anunciou a a...

17/07/2026

Empresas têm até o dia 25 de agosto para apresentar propostas em licitação de obras em 10 ruas..

Está marcado para o dia 25 de agosto a abertura da...
Notícias Informativo de Licitações
Solicite Demonstração Gratuita