Entre as novidades da 7ª Rodada de Licitações que será promovida pela Agência Nacional do Petróleo (ANP) deverão estar áreas que nunca foram antes ofertadas. Segundo o superintendente de licitação da agência, Milton Franke, a ANP sugeriu ao Conselho Nacional de Planejamento Energético (CNPE) a inclusão das bacias de Tucano Sul e do São Francisco na próxima rodada. "A Bacia de Tucano Sul nunca foi ofertada. É uma área de pequenas acumulações de gás e alguns campos da Petrobras e fica próxima ao Recôncavo Baiano", afirmou.
Já a Bacia do São Francisco chegou a ter algumas áreas concedidas à Petrobras na Rodada Zero. Como não houve descobertas, a estatal teve de devolvê-la para a ANP.
Outra novidade será a inclusão de áreas maduras da Bacia de Sergipe e Alagoas, além de áreas de águas profundas e ultra-profundas no Espírito Santo, águas rasas próximas a descobertas de Peruá e Cangoá e áreas da Bacia Potiguar, entre o Rio Grande do Norte e o Ceará, em águas profundas.
Franke lembrou que nem todas as áreas sugeridas pela ANP serão aprovadas pelo CNPE. Como exemplo de regiões críticas em termos de licenciamento ambiental, o superintendente citou a Bacia de Solimões, no Amazonas. "Nessa região existem várias reservas indígenas e áreas de conservação sem contar com as unidades de conservação que ainda estão em formação. Existe uma probabilidade grande (de dificuldades no licenciamento) por causa disso", afirmou Franke.
25/02/2005
13/01/2025
Licitação para nova barragem de Concórdia fracassa; entenda
A única empresa que se mostrou interessada em real...26/12/2024
Curso On Line - Ao Vivo de Formação de Analista de Licitação e Contratação Pública
O Curso de formação Analista de Licitação ONLINE A...24/07/2024
Cursos Presenciais - Nova Lei de Licitação e Contratação Pública - Florianópolis/SC
O Curso Presencial da Nova Lei de Licitação e Cont...17/01/2025
Licitação sai nas próximas semanas, mas obra de proteção contra cheias em Eldorado do Sul..
Primeira obra a ser realizada com recursos do fund...