Pelo menos duas empresas estão oficialmente interessadas em participar do leilão do Aeroporto de São Gonçalo do Amarante, marcado para o próximo dia 22, na BM&FBovespa, em São Paulo. Uma delas é a Engevyx, empresa brasileira do segmento de engenharia consultiva, que presta serviços na elaboração de estudos, de projetos, no gerenciamento de obras e em empreitadas integrais nos setores público e privado, do Brasil e do exterior.
A empresa atua, entre outras áreas, na de infraestrutura (transportes e saneamento básico), e entregou ontem à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) proposta econômica para participar da disputa. No portfólio ele diz já ter participado dos projetos de melhoria e modernização de aeroportos como Guarulhos, em São Paulo; Confins, em Belo Horizonte; Pinto Martins, em Fortaleza e até no Augusto Severo, na Grande Natal.
Segundo matéria publicada no portal G1, a TPI (Triunfo Participações e Investimentos) também apresentou proposta, em consórcio com a espanhola FCC.
Com a movimentação das empresas, pelo menos um risco que rondava o aeroporto está descartado: O de que não houvesse interessados, como aconteceu com o projeto (que não obteve propostas) do trem-bala ligando Campinas, São Paulo e Rio de Janeiro.
Consultado ontem pela TN, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Benito Gama, limitou-se a dizer que o processo não corria o risco de ser considerado "deserto". A Assessoria de Imprensa do Governo do Estado informou ontem que a governadora Rosalba Ciarlini somente iria se pronunciar sobre o assunto quando o resultado for anunciado pela Anac. A lista das propostas recebidas, aceitas e rejeitadas, será divulgada pela Anac nesta quarta-feira.
Também temia-se que as declarações do grupo Alemão Fraport, que disse na semana passada ter desistido do leilão e que a concessão do aeroporto é economicamente inviável, pudesse gerar um efeito dominó e levar outros investidores a seguirem o mesmo caminho. A repercussão das declarações parece não ter minado por completo o interesse no projeto. O que se sabe oficialmente é que, até o final de julho, representantes de pelo menos 7 grupos nacionais e estrangeiros estiveram no local onde está sendo construído o aeroporto. São Gonçalo funcionará como "piloto" para a privatização dos aeroportos brasileiros, que inclui Viracopos, Guarulhos e Brasília.
16/08/2011
17/01/2026
Limeira abre licitação para apreensão de animais por R$ 246 mil
A Prefeitura de Limeira, por meio da Secretaria Mu...16/01/2026
Estado publica licitação para reforma e ampliação da unidade da HEMOBA em Brumado
A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) p...17/01/2026
Amambai lança licitação de R$ 12,8 milhões para renovar frota de veículos
A Prefeitura de Amambai, a 338 km de Campo Grande,...16/01/2026
Prefeitura lança licitação para pavimentar a Vila Mezzomo
Ponta Grossa lança, neste mês, a primeira de uma s...