Proposta veta empresas com mesmo dono em licitação


O Projeto de Lei 725/07, do deputado Sandes Júnior (PP-GO), proíbe a participação, em uma mesma licitação, de empresas em que se evidencie a existência de controlador único. O projeto impede sociedades coligadas, controladoras e suas respectivas controladas, assim como empresas diferentes pertencentes ou dirigidas pelas mesmas, seus cônjuges ou parentes em primeiro grau de participar de um mesmo processo de licitação.
Segundo o autor, a medida impedirá "que se habilitem para licitações empresas de fachada ou aquelas que participam apenas para assegurar uma posição mais vantajosa para um determinado licitante".
Sandes Júnior afirma que, muitas vezes, a lisura nas licitações é prejudicada por conluios fraudulentos entre participantes. "Eles logram, por meio de ofertas combinadas, contratar com a administração pública em condições que não caracterizam a melhor proposta desejável ou prejudicam os interesses dos demais licitantes, violando o princípio da isonomia", acrescenta o parlamentar.
Tramitação
O projeto, que tramita em caráter conclusivo, será analisado pelas comissões de Trabalho, de Administração e Serviço Público; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.


15/10/2007

Fonte: O Popular On Line

 

Avisos Licitações

12/10/2024

Publicado edital para serviços de locação de mobiliário corporativo

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços P...

12/10/2024

Licitação da decoração natalina de Paranavaí está prevista para o fim de outubro

A licitação para contratar a empresa responsável p...

11/10/2024

Governo do Rio anuncia licitação para definir nova operadora das barcas

Rio - A Secretaria de Estado de Transporte e Mobil...

11/10/2024

Estado fará nova licitação para contratar OSS para gestão da Policlínica de Marabá

Embora esteja praticamente pronta, a inauguração d...
Notícias Informativo de Licitações
Solicite Demonstração Gratuita