Proposta inibe fraudes em licitações públicas


O Projeto de Lei 7172/06, do deputado João Herrmann Neto (PDT-SP), proíbe que empresas controladas pelo mesmo grupo participem simultaneamente de licitações. De acordo com a proposta, não poderão entrar na mesma licitação sociedades coligadas; empresas controladoras e suas respectivas controladas; e empresas cujos sócios, cotistas majoritários ou diretores sejam as mesmas pessoas, cônjuges ou parentes em primeiro grau.
Na avaliação de Herrmann, a medida - que muda a Lei de Licitações (8666/93) - contribuirá para evitar fraudes. "A lisura do processo licitatório é, muitas vezes, prejudicada por conluios fraudulentos entre participantes que, mediante ofertas combinadas, firmam contratos com a administração pública sob condições não desejáveis para o interesse público e prejudicam os demais concorrentes", afirmou. "O objetivo é evitar a participação de empresas de fachada, ou que existam apenas para garantir posição vantajosa a outro licitante", acrescentou o deputado.
Tramitação
O PL 7172/06 tramita em caráter conclusivo e será analisado pelas comissões de Trabalho, de Administração e Serviço Público; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.


14/09/2006

Fonte: Agência Câmara

 

Avisos Licitações

16/10/2026

Prefeitura abre licitação para recapeamento da Avenida Europa

A Prefeitura de Campo Grande abriu licitação para ...

16/10/2026

Aberta licitação para reforma e ampliação do Terminal Central de Araucária

A Agência de Assuntos Metropolitanos do Paraná (Am...

16/10/2026

Prefeitura de Diamante lança licitação de R$ 2,3 milhões para manutenção de veículos;..

A Prefeitura de Diamante lançou um licitação de R...

14/10/2026

Como encontrar licitações em portais e fontes de todo o Brasil

O PNCP, o Compras.gov.br, a BNC e a BLL são import...
Notícias Informativo de Licitações
Solicite Demonstração Gratuita
⇧