Promotoria abre inquérito para investigar construção de prisão no Rio
O Ministério Público do Estado do Rio instaurou inquérito civil para apurar a razão de a Casa de Custódia de Japeri (cidade a 60 km do Rio, na Baixada Fluminense), inaugurada no último dia 7, ter sido construída sem licitação pelo governo estadual e ficado cinco meses desocupada, mesmo estando pronta desde maio.
O inquérito foi aberto a partir de uma reportagem publicada pela Folha no dia 11 de agosto.
O governo estadual dispensou a licitação sob o argumento de que era emergencial a situação carcerária da região metropolitana, com superlotação das cadeias, e que era preciso abrir vagas no sistema penitenciário. A Casa de Custódia de Japeri custou R$ 5,12 milhões.
A transferência de presos para a nova unidade começou ontem. Foram transferidos 358 detentos de delegacias da Baixada Fluminense. A casa de custódia tem capacidade para abrigar até 500 presos.
O promotor Rogério Pacheco encaminhou ofício à Secretaria Estadual de Segurança Pública requisitando o envio de cópia dos processos administrativos relacionados à construção da unidade. Caso constate irregularidades, Pacheco informou que entrará com uma ação civil pública contra o governo estadual.
Até a conclusão desta edição, o governo estadual não havia comentado a abertura do inquérito.
14/10/2003
05/03/2026
Prefeitura lança licitação para construção de Estações Elevatórias de Macrodrenagem na Margem..
A Prefeitura de Tubarão vai ampliar a proteção con...05/03/2026
CPTM abre nova licitação para obras da Linha 13-Jade até o centro
Nesta quinta-feira, 5, a Companhia Paulista de Tre...03/03/2026
Nova Veneza vai restaurar a Ponte dei Morosi: 'O amor pode ser eterno, mas exige manutenção'
A Prefeitura de Nova Veneza fará a restauração de ...04/03/2026
Prefeitura lança edital de licitação para construção do Hospital Municipal na próxima semana
A Prefeitura de Feira de Santana vai publicar, na ...