Bagé (RS) - Uma série de reclamações chega quase diariamente ao Jornal MINUANO sobre as deficientes sinaleiras da cidade. Por vezes, os principais cruzamentos deixam de contar com a sinalização das lâmpadas. A equipe de reportagem conversou com o secretário de Transporte e Circulação de município a fim de explicar os problemas enfrentados pela gestão. Afinal, por que as sinaleiras da cidade apresentam tantos problemas? Ao responder esse questionamento, Milton César Silva adiantou que, logo, as 44 sinaleiras, espalhadas por 11 pontos, serão substituídas por novos equipamentos.
A principal dificuldade enfrentada pela SMTC, segundo explicou o secretário, é lidar com equipamentos velhos, quando somente uma manutenção mais simples pode ser realizada. “Elas são antigas: a fiação já está ressecada e a caixa de lâmpadas não conta com vedação, assim estão expostas à chuva, ao sol e ao vento”, explica. Nesse contexto, por vezes, as lâmpadas não resistem e queimam: “é preciso quase diariamente fazer substituições”. Outro problema diz respeito ao controlador de sinais, que é um dos itens mais caros para manutenção. “Essa é a situação, mas já estamos elaborando um projeto para adquirir equipamentos novos”, informa.
Segundo garantiu, já na próxima semana será aberta licitação para compra. Os novos equipamentos contarão com lâmpadas de led, que, apesar de mais caras, devem representar um economia para os cofres públicos de 80%. “Hoje, gastamos mais de dois mil por mês com o consumo das sinaleiras”, destaca. Outra vantagem apontada é a durabilidade dos itens. “Com isso, vamos sanar esses problemas diários: vai ser tudo novo”, finaliza.
19/11/2010
17/01/2026
Limeira abre licitação para apreensão de animais por R$ 246 mil
A Prefeitura de Limeira, por meio da Secretaria Mu...16/01/2026
Estado publica licitação para reforma e ampliação da unidade da HEMOBA em Brumado
A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) p...17/01/2026
Amambai lança licitação de R$ 12,8 milhões para renovar frota de veículos
A Prefeitura de Amambai, a 338 km de Campo Grande,...16/01/2026
Prefeitura lança licitação para pavimentar a Vila Mezzomo
Ponta Grossa lança, neste mês, a primeira de uma s...