A Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp) abre, nesta quinta-feira (13), a licitação para o projeto básico para o novo viaduto de acesso à margem do direita Porto de Santos, no litoral de São Paulo. A obra integra a remodelação da entrada da cidade e do cais, que é dividida entre os governos municipal, estadual e federal.
A publicação do edital foi anunciada na noite de quarta-feira (12) pelo presidente da Codesp, Luís Fernando Garcia da Silva, durante o encerramento da 16ª edição do Fórum Internacional para a Expansão dos Portos Brasileiros, o Santos Export, ocorrido no auditório do Grupo Tribuna. O custo é de R$ 10 milhões e terá somente recursos da estatal.
“Trata-se um projeto compatibilizado com os demais envolvidos. São três meses de contrato e vamos entregá-lo ainda em 2019”, garantiu Garcia. A obra prevê a construção de um novo viaduto interligando a rodovia Anchieta com a margem direita, em Santos. Atualmente, os veículos têm somente uma alça para acessar os terminais.
Segundo o presidente da Codesp, não está certo quem vai executar a obra ao final da entrega do projeto, assim como segue indefinido o prazo para a construção. “A própria concessionária do Sistema Anchieta-Imigrantes (SAI) já sinalizou que tem interesse em fazê-lo, se prorrogada a concessão do contrato atual. Mas agora, teremos o projeto”.
As obras que visam remodelar os acessos terrestres ao município e à zona portuária foram definidas em 2015 e as intervenções sob responsabilidade do município e do Estado se iniciaram este ano. Até a publicação deste edital, o Governo Federal, que divide igualmente os investimentos com os demais, não havia sinalizado que honraria o compromisso.
Luiz Fernando Garcia da Silva assumiu o cargo em outubro, depois da prisão do antecessor, José Alex Botelho de Oliva , que é investigado pela Polícia Federal por fraudes em licitações na estatal. “Tenho compromisso com a Codesp até o último dia de dezembro. Não tenho expectativa de que eu vá continuar [a partir da nova gestão do Governo Federal”, afirmou o atual presidente.
Garcia, entretanto, também disse que mesmo que ele saia da companhia, a estatal continua com os projetos já iniciados. “Garantimos a dragagem por mais seis meses com o Governo Federal. Também há a retomada da avenida perimetral e a remodelação dos armazéns da região do Valongo”, disse, sem informar detalhes.
12/12/2018
19/01/2026
Licitação prevê asfalto e drenagem em avenida estratégica de VG; confira
A Alameda Júlio Muller, em Várzea Grande, deverá p...18/01/2026
Codeba aprova abertura de licitação pra dragagem do canal portuário
A continuidade da dragagem no canal portuário do r...17/01/2026
Limeira abre licitação para apreensão de animais por R$ 246 mil
A Prefeitura de Limeira, por meio da Secretaria Mu...16/01/2026
Estado publica licitação para reforma e ampliação da unidade da HEMOBA em Brumado
A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) p...