Projeto limita doação de empresas a candidatos


BRASÍLIA - As empresas que forem contratadas sem licitação na área pública não poderão fazer doação em dinheiro ou para a publicidade de candidatos que exerceram cargo no setor público, seja na administração direta ou indireta. É o que prevê o Projeto de Lei 4635/04, do deputado Raul Jungmann (PPS-PE).
A proposta, de acordo com o parlamentar, tem o objetivo de aperfeiçoar o sistema de financiamento das campanhas eleitorais, ao evitar chantagens e troca de favores - como a contratação da empresa sem necessidade de licitação para obter financiamentos futuros. "A proposição também contribuirá para o debate sobre a influência do poder econômico como um elemento de desequilíbrio na disputa eleitoral", explica o autor.
Tramitação
A proposta está apensada (tramita em conjunto) ao Projeto de Lei 4593/01, do Senado Federal, que trata do financiamento público de campanhas eleitorais. A matéria aguarda parecer da Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania.


15/02/2005

Fonte: Agência Câmara

 

Curso Licitações

16/10/2026

Prefeitura abre licitação para recapeamento da Avenida Europa

A Prefeitura de Campo Grande abriu licitação para ...

16/10/2026

Aberta licitação para reforma e ampliação do Terminal Central de Araucária

A Agência de Assuntos Metropolitanos do Paraná (Am...

16/10/2026

Prefeitura de Diamante lança licitação de R$ 2,3 milhões para manutenção de veículos;..

A Prefeitura de Diamante lançou um licitação de R...

14/10/2026

Como encontrar licitações em portais e fontes de todo o Brasil

O PNCP, o Compras.gov.br, a BNC e a BLL são import...
Notícias Informativo de Licitações
Solicite Demonstração Gratuita
⇧