BRASÍLIA - O Projeto de Lei 4077/04, apresentado pela deputada Maria Helena (PPS-RR), obriga a administração pública a adquirir produtos de fabricação nacional. A proposta altera a Lei 8666/93 - que regulamenta as licitações e contratos administrativos no âmbito da União, estados, Distrito Federal e municípios.
A alteração da lei limita a compra de produto estrangeiro aos casos em que nenhum similar nacional satisfizer as especificações exigidas. Mesmo nesses casos, a compra deverá ser justificada por meio de despacho fundamentado incluído no processo de licitação.
"O Estado é detentor de um formidável poder de compra, que deve ser gerenciado em benefício dos cidadãos brasileiros”, afirma a autora do projeto. “Ao adquirir um bem produzido no País, o Estado estimula a produção interna, contribuindo para a geração de empregos e para o aumento da arrecadação tributária”.
Maria Helena lembra ainda que a Constituição considera o mercado interno como integrante do patrimônio nacional, determinando que a lei o incentive "de modo a viabilizar o desenvolvimento cultural e sócio-econômico, o bem-estar da população e a autonomia tecnológica do País".
O projeto será encaminhado à análise das comissões.
27/08/2004
04/12/2025
Abertura de licitação prevê compra de nova ambulância para Rolim de Moura
A Prefeitura de Rolim de Moura anunciou a abertura...04/12/2025
Prefeitura de BH abre licitação para ampliar vagas de estacionamento rotativo
A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da BHTran...04/12/2025
Codeba abre licitação para obras em porto de Ilhéus; valor não foi informado
A Companhia das Docas do Estado da Bahia (Codeba) ...03/12/2025
Estado firma convênios e autoriza licitação para obras de infraestrutura em 14 municípios baianos
O Governo da Bahia anunciou, nesta quarta-feira (3...