O Projeto de Lei 5506/09, em análise na Câmara, obriga as empresas que participam de licitações públicas a assinar uma declaração atestando que não fizeram nem farão contato com as concorrentes durante o processo licitatório. O autor do projeto, deputado Eduardo Valverde (PT-RO), explica que o objetivo é evitar acordos prévios para definição de preços.
O documento previsto no projeto, chamado de "declaração de propósito independente", será usado como agravante se ficar comprovado contato ou combinação. Nesse caso, a pena será de detenção quatro a oito anos, mais multa.
De acordo com o deputado, declarações desse tipo já vem sendo usadas na Europa e nos Estados Unidos e ajudaram a reduzir o preço das obras públicas. O uso da declaração vem sendo recomendada, segundo Valverde, pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).
Segundo o projeto, a declaração de propósito independente será assinada na fase de habilitação das empresas interessadas na licitação.
Tramitação
O projeto tramita em caráter conclusivo nas comissões de Trabalho, de Administração e Serviço Público; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.
A proposta altera a Lei das Licitações (8.666/93).
08/11/2009
17/01/2026
Limeira abre licitação para apreensão de animais por R$ 246 mil
A Prefeitura de Limeira, por meio da Secretaria Mu...16/01/2026
Estado publica licitação para reforma e ampliação da unidade da HEMOBA em Brumado
A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) p...17/01/2026
Amambai lança licitação de R$ 12,8 milhões para renovar frota de veículos
A Prefeitura de Amambai, a 338 km de Campo Grande,...16/01/2026
Prefeitura lança licitação para pavimentar a Vila Mezzomo
Ponta Grossa lança, neste mês, a primeira de uma s...