Projeto do Complexo de Benigna é autorizado e segue para licitação pelo governo do Ceará


Nesta terça-feira (6), a Prefeitura de Santana do Cariri anunciou que foi autorizado, pelo Governo do Ceará, a construção do esperado Complexo Turístico de Benigna, que dentre outros equipamentos religiosos, deve construir uma estátua de 20 metros dela. Em transmissão pelas redes sociais, prefeito Samuel Cidade Werton confirmou que o próprio governador autorizou a construção do complexo, e que o próximo passo será a licitação, para que este possa enfim sair do papel.

O equipamento contará com a construção de um moderno santuário e urbanização de diversos espaços que marcam a história da menina Benigna, que recentemente teve beatificação aprovada pela Igreja Católica. O prefeito, bem como o Padre Paulo Lemos, o vice-prefeito João Paulo e do Secretário de Cultura e Turismo Ypsilon Félix ressaltaram que este será um passo importante para melhoria da infraestrutura da cidade, que deve colocar Santana do Cariri de forma definitiva no mapa turístico religioso do Nordeste e do país. Félix, inclusive, já havia confirmado ao Portal Badalo no início do ano que o projeto do completo já estava pronto, aguardando apenas o processo para aprovação do governo e licitação.

“Sem sombra de dúvidas esse grande feito trará um salto enorme na melhoria da infraestrutura da nossa cidade. Um investimento com a magnitude de 18 milhões de reais na primeira etapa, certamente colocará Santana do Cariri no mapa do turismo religioso, bem como toda a região do Cariri para o mapa do mundo. Agradecemos ao Governador Camilo Santana pelo grande empenho e a gestão não medirá esforços para buscar ainda mais parcerias para Santana do Cariri.”, disse o gestor municipal, Samuel Cidade.

Segundo Padre Paulo Lemos, o projeto é de extrema necessidade. “Toda essa infraestrutura vem ao encontro das necessidades do momento presente, quando nos preparamos para a beatificação de Benigna Cardoso. Ainda mais, nesse tempo de pandemia.”, diz o religioso.

Félix esclareceu sobre os próximos passos para a licitação, ressaltando a estrutura que o equipamento irá proporcionar para o município e para o Cariri. “O projeto será licitado ainda esta semana. Esse projeto complexo turístico, complexo que compreende uma estátua, estacionamento, banheiros, espaços para os camelôs, espaços de acolhida para bem acolher os romeiros de Benigna que vem a Santana do Cariri, esse complexo com sinalização, com vias de acesso com certeza será um investimento para o marco de Santana do Cariri e sem dúvidas um marco também para a causa da menina Benigna. Então, com certeza será um projeto que beneficiará do ponto de vista econômico, social e espiritual para toda a comunidade.”, completa o secretário.

O empreendimento será localizado no bairro Inhumas, nas proximidades da capela já existente e dedicada a Benigna. Conforme o projeto divulgado pela prefeitura, um terreno foi disponibilizado para construção do santuário, que detém porte adequado para a atender a demanda de fiéis, com cerca de 110.000m² de área total. Afirmam ainda que, devido a geolocalização e a topografia local, o monumento deverá ter boa visibilidade, por estar no local mais alto do terreno e próximo da principal via de acesso ao bairro.

No percurso “Caminhos de Benigna”, o processo de urbanização prevê tornar possível o trajeto, com acessibilidade, estações da Via Sacra, bem como o local do Poço, o Cenotáfio (local de martírio) e as ruínas da antiga casa de Benigna. Junto ao projeto do Santuário está previsto também uma área de convivência com esplanada para celebrações campais, estacionamento para 152 vagas de carros e 48 para ônibus, bem como estrutura para o edifício base da estátua de 20 metros, que contemplará espaço para orações, capela, local para ex-votos, sala de apoio ao romeiro, salas administrativas e uma cascata chama “Fonte da Remissão”.

Conforme divulgado pela prefeitura, há perspectivas futuras de ampliação do projeto, com a construção de uma igreja junto a esplanada do Santuário e um arco coberto para recepção e acomodação dos romeiros.


06/04/2021

Fonte: Badalo

 

Curso Licitações

18/04/2024

Governo abre licitação para recuperar Morro da Serrinha

A Secretaria-Geral da Governadoria de Goiás (SSG) ...

18/04/2024

Governador assina ordem de licitação das obras do Aeroporto Regional nesta sexta

Após uma semana da entrega do projeto técnico de m...

18/04/2024

Licitação para Dragagem no Porto de Ilhéus é publicada no Diário Oficial da União

Foi publicado na edição desta quinta-feira (18) do...

18/04/2024

Licitação da duplicação do trecho urbano da 352 será publicada na semana que vem

A Prefeitura de Pará de Minas deve encaminhar para...
Notícias Informativo de Licitações
Solicite Demonstração Gratuita