Projeto de Oscar Niemeyer aguarda licitação há quase 4 anos


O arquiteto Oscar Niemeyer propôs dois projetos em 2009, para a capital federal. Um deles foi engavetado e o outro, após passar por algumas reformas técnicas, já foi aprovado e aguarda licitação há quase quatro anos.

A Praça do Povo, de acordo com Carlos Magalhães, responsável pelo escritório de Oscar em Brasília, está aguardando autorização há três anos do governo para ser colocado em prática. O projeto foi proposto em 2009, mas o Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) pediu algumas mudanças antes de aprovar. Entre elas, estava o aumento do número de vagas no estacionamento, que praticamente dobrou depois das alterações.

Segundo Magalhães, o projeto prevê um espaço de lazer para toda a família, ao lado do Teatro Nacional. Magalhães disse que a ideia de Niemeyer "é ter no monumento um teatro, com centro de convenções amplo, circo para divertir as crianças, auditório para palestras de todos os tipos e um estacionamento com capacidade para 1.500 carros".

Segundo Rosângela Medeiros, coordenadora de projetos da Terracap (Companhia Imobiliária de Brasília), o projeto da Praça do Povo já está há três anos aguardando processo licitatório e não tem previsão para que a obra saia do papel, pois ainda precisa de autorização do Estado para liberar a verba necessária. O valor não foi informado.
A Praça da Soberania, que também ficaria próxima ao Teatro Nacional, foi barrada. De acordo com Jair Valera, um dos responsáveis pelo escritório do arquiteto no Rio de Janeiro, o projeto foi engavetado por ter gerado muita polêmica na época e por ter perdido apoio político.
— A ideia gerou uma polêmica muito grande na época, envolvendo toda a sociedade e vários políticos. O orçamento não tinha sido autorizado e as pessoas diziam que comprometeria o tombamento da cidade, além de investir um dinheiro que poderia ir para outras áreas sociais. Além disso, o Iphan não tinha dado autorização para a obra e nós contávamos com a ajuda do então governador José Roberto Arruda (ex-DEM), que logo em seguida deixou o governo. De lá para cá, esse projeto foi engavetado e dificilmente será retomado.
A Praça da Soberania ficaria em frente à Rodoviária do Plano Piloto, entre o Teatro Nacional e Complexo Cultural da República. A praça teria um prédio baixo, com várias curvas, que abrigaria o memorial dos presidentes da república do Brasil. O projeto seria marcado com a construção de um prédio com 100 metros de altura, em formato de triângulo, que apontaria para o Congresso Nacional. Esta construção de 100 metros, segundo Valera, pode ter sido um dos empecilhos que atrapalharam a continuidade da proposta, uma vez que o este prédio "tamparia a visão da Esplanada e do Congresso Nacional".
De acordo com a Terracap, dentro do projeto constava também a construção de um estacionamento subterrâneo para três mil carros, que teriam acesso direto aos dois lados do Eixo Monumental.

Segundo a Secretaria de Saúde do Distrito Federal, a construção foi considerada ousada e o arquiteto chegou a dizer que a obra era realmente grandiosa, mas queria impressionar os moradores de Brasília e principalmente promover ainda mais o interesse no turismo da cidade.
De acordo com a secretaria, Arruda chegou a afirmar que o projeto era revolucionário e que tentaria ajuda com o governo federal, porque ele queria construir em tempo recorde. A ideia de Arruda era entregar a obra até abril de 2010, quando Brasília completaria 50 anos.
Agora, segundo Carlos Magalhães, é esperar a autorização do Estado para iniciar as obras da Praça do Povo, que aguarda licitação há três anos.
— Apesar da Praça da Soberania não ter ido para frente, a Praça do Povo tem tudo para se concretizar.
Para a Terracap, abril é sempre uma boa época em Brasília e deve ser palco de grandes inaugurações.
— Para comemorar o aniversário da cidade, sempre é bom ter um projeto novo que revolucione e ajude a sociedade. É um presente como esse que a cidade merece!


06/12/2012

Fonte: R7 - Últimas Notícias

 

Curso Licitações

17/01/2026

Limeira abre licitação para apreensão de animais por R$ 246 mil

A Prefeitura de Limeira, por meio da Secretaria Mu...

16/01/2026

Estado publica licitação para reforma e ampliação da unidade da HEMOBA em Brumado

A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) p...

17/01/2026

Amambai lança licitação de R$ 12,8 milhões para renovar frota de veículos

A Prefeitura de Amambai, a 338 km de Campo Grande,...

16/01/2026

Prefeitura lança licitação para pavimentar a Vila Mezzomo

Ponta Grossa lança, neste mês, a primeira de uma s...
Notícias Informativo de Licitações
Solicite Demonstração Gratuita