Projeto de Compras Governamentais é lançado para beneficiar micro e pequenas


Ampliar a participação das micro e pequenas empresas capixabas no mercado de compras do Governo. Esse é o objetivo do Projeto de Compras Governamentais desenvolvido pelas Secretarias de Gestão e Recursos Humanos (Seger) e de Desenvolvimento e Turismo (Sedetur), em parceria com o Sebrae. O projeto será lançado nesta terça-feira, às 19 horas, no Theatro Carlos Gomes. Com o projeto, o Governo quer fomentar a participação das Micro e Pequenas Empresas (MPE) nos bens e serviços adquiridos pelo Estado e, com isso, contribuir para o desenvolvimento do Espírito Santo.
“É notória a importância das micro e pequenas empresas no contexto socioeconômico brasileiro, sobretudo no que diz respeito à geração de trabalho e renda. Elas representam 98% do total das empresas do País e respondem por 58% dos empregos formais gerados e 100% dos informais”, disse o secretário de Estado de Gestão e Recursos Humanos, Ricardo de Oliveira.
No Espírito Santo a realidade não é diferente. São aproximadamente 100 mil MPE, que representam 99,07% do total de empresas do Estado. Aqui elas respondem por 60,06% dos empregos formais gerados e pela totalidade dos informais.

Acesso
“Elas participam muito pouco das compras realizadas pelos Governos. Isso é uma realidade nacional”, destacou o subsecretário da Administração Geral da Seger, Max da Mata. Um dos motivos é a falta de acesso por parte dessas empresas na capacitação para o uso de ferramentas como, por exemplo, o Pregão Eletrônico. Outro aspecto é a produção, que por ser menor, possui grande dificuldade de competir com as demais.
Com o programa, os micro e pequenos empresários serão capacitados para entender sobre o uso das ferramentas do Pregão, as documentações necessárias, dentre outros. “Além disso, o Estado fará compras por lotes menores e realizará uma pesquisa para conhecer a realidade do setor e, com isso, criar as possibilidades para que tenham as oportunidades de vendas”, adiantou o secretário.
As diretrizes do projeto serão apresentadas durante a solenidade de lançamento, que contará com a participação de micro e pequenos empresários, secretários estaduais e representantes do Sebrae. Os interessados em conhecer o projeto também podem participar do evento. A inscrição pode ser feita no site da Seger, www.seger.es.gov.br. Informações adicionais no telefone (27) 3381-3297 / 3277.
Iniciativa pioneira
O Projeto de Compras Governamentais é uma iniciativa pioneira que prevê o uso do poder de compra do Estado como efetivo mecanismo promotor do desenvolvimento socioeconômico local. Foi idealizado em cinco eixos estruturantes de ações: informação, sensibilização, capacitação, legislação/simplificação e mercado.
Tem dois públicos distintos: micro e pequenas empresas capixabas (visando ampliar seu acesso ao mercado de compras do Governo) e Gestores Públicos - pregoeiros, presidentes das Comissões de Licitação, prefeitos, e outros - visando sensibilizá-los para a importância de sua atuação como promotores do desenvolvimento local.


21/11/2006

Fonte: Gazeta On Line

 

Avisos Licitações

17/06/2024

Curso Prático de Impugnação e Recursos Administrativos em Licitações

O Curso On Line Ao Vivo de Impugnação e Recursos A...

13/06/2024

Curso On Line - Ao Vivo de Formação de Analista de Licitação e Contratação Pública

O Curso de formação Analista de Licitação ONLINE A...

12/07/2024

Prefeitura lança, mais uma vez, licitação para revitalização e adequação do Canil Municipal

Em uma nova tentativa de atender às demandas de be...

12/07/2024

Prefeitura abre licitação para recolhimento de lixo

A Prefeitura de Cachoeira do Sul abriu nesta sexta...
Notícias Informativo de Licitações
Solicite Demonstração Gratuita