Aprovada em sessão extraordinária pela Câmara Municipal de Vereadores de Colombo, Região Metropolitana de Curitiba, a Lei 1511/2019 que prevê a regulamentação do estacionamento rotativo pago foi sancionada pela prefeita Beti Pavin. O “Estacione Colombo” funcionará como o ESTAR da capital paranaense e vai controlar o estacionamento de veículos automotores, veículos de transporte de carga e de passageiros, e recipientes para transporte de entulhos em algumas vias públicas da cidade.
De acordo com a Prefeita Beti Pavin, o sistema de estacionamento pago dará mais rotatividade e organizará e tornará mais democrático o uso das vagas em algumas ruas da cidade. “Pensamos nessa Lei como forma de garantir as condições de segurança e fluidez do trânsito de veículos e pedestres, além de melhorar a circulação dos veículos nos centros comerciais da cidade”, disse.
Em janeiro de 2019, o município atingiu a marca de 136.577 veículos em circulação, sendo 86 mil automóveis de passeio, 4.500 caminhões, 9.500 caminhonetes, 21.700 motocicletas, 3.200 motonetas e 600 ônibus. Em função disso, viu-se a necessidade da implantação da Lei, servindo como um instrumento de gestão do transito.
Para que o projeto tome forma, será realizada uma licitação para receber propostas de empresas interessadas em fiscalizar e administrar o estacionamento rotativo pago nas ruas da cidade. “Nossa ideia é que o estacionamento seja colocado em funcionamento logo após as obras de reurbanização da Avenida Abel Scuissiato, local onde há grande concentração de comercio e vagas para automóveis”, explicou a prefeita.
A medida promete estimular o comércio na cidade, já que muitas pessoas não frequentam esses locais por falta de vagas para estacionar. “Esse projeto é inovador e trará inúmeros benefícios para nós comerciantes. Atualmente não temos vagas disponíveis para nossos clientes, e o pouco que tem na extensão da via é utilizado por ambulantes. Então recebemos essa novidade com otimismo, já que precisávamos dessa renovação nos comércios”, disse João Rafael Landes, proprietário da Cicles Landes, localizada na Avenida Abel Scuissiato desde 1982.
Sobre o “Estacione Colombo”
Planejado de forma em que o cidadão pare por um período preestabelecido de tempo na vaga e possa libera-la para que outras pessoas possam usar em seguida, as regras para o uso do estacionamento serão definidas por meio de decretos. Entre eles estão: delimitação dos estacionamento; valor da tarifa; vagas para motocicletas, vagas utilizadas exclusivamente por idosos, pessoas com deficiências (PcD) ou com dificuldade de locomoção e vagas utilizadas como estacionamento temporário em frente às farmácias e paradas de emergência.
A cobrança pelo uso da área do “Estacione Colombo” será realizada de segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 18h, e aos sábados das 8h às 12h, não incidindo cobrança aos domingos e feriados. Os dias e horários serão indicados nas placas de regulamentação.
22/08/2019
19/01/2026
Saúde de Londrina prepara licitação para contratar 16 leitos para internações involuntárias
A secretária de Saúde, Vivian Feijó, confirmou que...19/01/2026
Licitação de R$ 114 vai garantir asfaslto na MT-270 em Guiratinga
O governo de Mato Grosso deu o sinal verde para um...19/01/2026
Licitação prevê asfalto e drenagem em avenida estratégica de VG; confira
A Alameda Júlio Muller, em Várzea Grande, deverá p...18/01/2026
Codeba aprova abertura de licitação pra dragagem do canal portuário
A continuidade da dragagem no canal portuário do r...