Encontra-se tramitando na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) o Projeto de Lei do Senado 277/06, proposto pela Comissão Parlamentar de Inquérito que investigou os bingos (CPI dos Bingos). O projeto torna obrigatória a utilização do pregão eletrônico para as compras governamentais de bens e serviços, restringindo a situações realmente excepcionais a modalidade de carta-convite nas licitações públicas. A proposta visa a diminuir a corrupção na esfera do governo.
Para restringir o uso da carta-convite foi criado o pregão eletrônico de urgência, que permite a dispensa de licitação quando a contratação não possa, comprovadamente, aguardar mais de 48 horas, o que resultará em critérios para julgar posteriormente os abusos na declaração de urgência.
O projeto permite a utilização da carta-convite nos casos em que, "por razões técnicas", seja inviável a utilização do pregão eletrônico e o adiamento da compra resulte em ônus para os cofres públicos. Para isso, prevê que seja feito despacho fundamentado, cuja cópia deverá instruir notificação ao Tribunal de Contas, a ser apresentada pelo menos 48 horas antes do recebimento das propostas.
Em seu relatório final, a CPI dos Bingos concluiu que a modalidade da carta-convite é geralmente utilizada para a "dissimulação e a fraude do certame licitatório, onde são freqüentemente convidadas duas empresas 'fantasmas' para 'concorrer' com aquela que se deseja contratar".
25/10/2006
16/05/2025
Estado homologa licitações que somam R$ 4 milhões para municípios do Noroeste
O Governo do Estado, por meio da Secretaria Estadu...16/05/2025
Autorizada licitação para pavimentar trecho da MT-100 na região do Araguaia
A Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logísti...16/05/2025
Publicada licitação para construção de passarela próxima ao Balão do Periquito, na DF-001
O aviso de licitação da Concorrência n° 90016/2025...16/05/2025
Governo lança licitações de R$ 6,9 milhões para obras no Mato Grosso do Sul
A Agesul abriu licitação para concluir a construçã...