As prefeituras do Litoral deverão tornar mais transparentes as licitações e aumentar as compras de empresas locais.
Nesta quarta-feira (5), foi relançado o Programa Compra Litoral e do 1º Encontro da Oficina de Planejamento de Compras.
O programa faz parte do plano de atuação do Grupo Especializado na Proteção do Patrimônio Público e no Combate à Improbidade Administrativa (Gepatria), do Ministério Público do Paraná, na região litorânea. Contempla oficinas de capacitação em procedimentos licitatórios e compras públicas que serão ministradas pelo Sebrae a servidores dos sete municípios do Litoral: Antonina, Guaraqueçaba, Guaratuba, Matinhos, Morretes, Paranaguá e Pontal do Paraná.
O programa faz parte do plano de atuação do Gepatria na região litorânea e contempla oficinas de capacitação em procedimentos licitatórios e compras públicas que serão ministradas pelo Sebrae a servidores dos sete municípios do Litoral: Antonina, Guaraqueçaba, Guaratuba, Matinhos, Morretes, Paranaguá e Pontal do Paraná.
Lançamento – O evento de lançamento das iniciativas aconteceu no Sesc de Paranaguá. Participaram prefeitos, vereadores e servidores públicos que integram as comissões de licitação das cidades litorâneas, além de representantes dos três Observatórios Sociais da região. Pela manhã, o coordenador do Gepatria do Litoral, promotor de Justiça Leonardo Dumke Busatto, proferiu palestra com o tema “O Ministério Público e o seu papel nas compras governamentais”. À tarde, os presentes tiveram oficina de capacitação, que terá ainda outros dez encontros sediados em todos os municípios participantes.
Além do treinamento de agentes públicos voltados ao setor de licitações e compras públicas, o projeto prevê a criação de grupo de trabalho para discutir o diagnóstico de problemas comuns aos municípios da região, a criação de banco de preços para auxiliar na cotação de orçamentos e o incentivo à participação de micro e pequenas empresas nas compras públicas.
Todas as ações são realizadas pelo MPPR em parceria com o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio), a Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado do Paraná (Faciap) e os Observatórios Sociais da região.
06/07/2017
05/03/2026
Prefeitura abre licitação para obra em galeria no Jardim Imperial
A Prefeitura de São José dos Campos abriu a05/03/2026
Prefeitura lança licitação para construção de Estações Elevatórias de Macrodrenagem na Margem..
A Prefeitura de Tubarão vai ampliar a proteção con...05/03/2026
CPTM abre nova licitação para obras da Linha 13-Jade até o centro
Nesta quinta-feira, 5, a Companhia Paulista de Tre...03/03/2026
Nova Veneza vai restaurar a Ponte dei Morosi: 'O amor pode ser eterno, mas exige manutenção'
A Prefeitura de Nova Veneza fará a restauração de ...