Procurador denuncia fraude na licitação do Aeroporto de Macapá


Brasília (Da Sucursal) – O procurador da República no Amapá, Rodrigo Luiz Bernardo Santos, revelou ontem, 9, aos senadores da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Apagão Aéreo, que investigou irregularidades na construção do novo terminal de passageiros no Aeroporto Internacional de Macapá.
O procurador disse que houve denúncias de irregularidades nessa obra e o Tribunal de Contas da União (TCU) passou a monitorar a sua execução.
Foram encontradas várias irregularidades – algumas graves, segundo ele. Como exemplo, citou problemas no edital favorecendo o que chamou de "o conluio entre empresas" e a adoção de critério "técnica e preço" para a escolha dos vencedores. As obras dos aeroportos brasileiros são licitadas pela Infraero, em Brasília, sem ingerências estaduais.
Além disso, informou, a obra só começou em junho de 2005, “mas os pagamentos foram feitos a partir de janeiro do mesmo ano”, contou Santos.
A concorrência para a obra, no valor de R$ 112 milhões, foi vencida por um consórcio entre empresas do qual participou a Gautama.
Além de Rodrigo Luiz Bernardo Santos, também foram ouvidos pela CPI do Apagão Aéreo procuradores da República de seis estados da Federação.
Todos os sete procuradores disseram ter encontrado indícios de irregularidades em obras realizadas pela Empresa Brasileira de Infra-Estrutura Aeroportuária (Infraero) em aeroportos brasileiros.
Na maioria dos casos, segundo relataram, foram encontrados indícios de problemas nas licitações e na execução das obras.
O relator da CPI, senador Demóstenes Torres (DEM-GO), afirmou que há suspeitas de que havia "um grupo montado (na Infraero) para fraudar obras em todo o Brasil".


10/08/2007

Fonte: Diário do Amapá

 

Curso Licitações

17/04/2024

Arcoverde: Prefeitura é orientada a fazer licitação prévia para estrutura do São João

O Ministério Público de Pernambuco (MPPE) recomend...

17/04/2024

Prefeitura lança licitação para construção do Centro do Idoso, em Treze de Maio

A prefeitura de Treze de Maio lançou na última sem...

17/04/2024

Administração municipal de Barracão prepara lançamento da licitação da praça

A informação é do prefeito Jorge Luiz Santin, que ...

17/04/2024

Prefeitura publica licitação para construção da UBS do Jardim Andréa, a 36ª unidade de saúde..

Comprometida com a qualidade dos serviços de saúde...
Notícias Informativo de Licitações
Solicite Demonstração Gratuita