Rio - O secretário-executivo do Ministério de Minas e Energia, Maurício Tolmasquim, disse ontem em seminário no Rio que o primeiro leilão de energia após a implantação do novo modelo elétrico, para licitação de 2,8 mil a 3 mil MW de capacidade instalada, poderá ser realizado ainda em dezembro deste ano. Tolmasquim afirmou que o total que será licitado ainda não foi fechado. Isso vai depender de análise sobre a previsão de carga das distribuidoras de energia para 2009.
A estimativa deverá ser apresentada até 30 de agosto, disse o secretário. Ele disse ainda que o leilão de energia terá uma segunda rodada no primeiro trimestre de 2005, com o objetivo de incluir os empreendimentos que não obtiverem licença ambiental no decorrer de 2004.
Segundo Tolmasquim, a segurança do abastecimento é uma das principais preocupações do governo. As três premissas do novo modelo são marco regulatório estável, segurança no abastecimento e modicidade tarifária, disse o secretário, que confirmou para o segundo semestre deste ano a criação da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), cuja sede será no Rio.
Para combater o furto de energia, o secretário disse ser necessário o cadastramento dos consumidores de baixa renda. A tarefa deverá contar com o apoio das distribuidoras de energia.
30/06/2004
05/03/2026
Prefeitura lança licitação para construção de Estações Elevatórias de Macrodrenagem na Margem..
A Prefeitura de Tubarão vai ampliar a proteção con...05/03/2026
CPTM abre nova licitação para obras da Linha 13-Jade até o centro
Nesta quinta-feira, 5, a Companhia Paulista de Tre...03/03/2026
Nova Veneza vai restaurar a Ponte dei Morosi: 'O amor pode ser eterno, mas exige manutenção'
A Prefeitura de Nova Veneza fará a restauração de ...04/03/2026
Prefeitura lança edital de licitação para construção do Hospital Municipal na próxima semana
A Prefeitura de Feira de Santana vai publicar, na ...