Rio - O secretário-executivo do Ministério de Minas e Energia, Maurício Tolmasquim, disse ontem em seminário no Rio que o primeiro leilão de energia após a implantação do novo modelo elétrico, para licitação de 2,8 mil a 3 mil MW de capacidade instalada, poderá ser realizado ainda em dezembro deste ano. Tolmasquim afirmou que o total que será licitado ainda não foi fechado. Isso vai depender de análise sobre a previsão de carga das distribuidoras de energia para 2009.
A estimativa deverá ser apresentada até 30 de agosto, disse o secretário. Ele disse ainda que o leilão de energia terá uma segunda rodada no primeiro trimestre de 2005, com o objetivo de incluir os empreendimentos que não obtiverem licença ambiental no decorrer de 2004.
Segundo Tolmasquim, a segurança do abastecimento é uma das principais preocupações do governo. As três premissas do novo modelo são marco regulatório estável, segurança no abastecimento e modicidade tarifária, disse o secretário, que confirmou para o segundo semestre deste ano a criação da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), cuja sede será no Rio.
Para combater o furto de energia, o secretário disse ser necessário o cadastramento dos consumidores de baixa renda. A tarefa deverá contar com o apoio das distribuidoras de energia.
30/06/2004
16/10/2026
Prefeitura abre licitação para recapeamento da Avenida Europa
A Prefeitura de Campo Grande abriu licitação para ...16/10/2026
Aberta licitação para reforma e ampliação do Terminal Central de Araucária
A Agência de Assuntos Metropolitanos do Paraná (Am...16/10/2026
Prefeitura de Diamante lança licitação de R$ 2,3 milhões para manutenção de veículos;..
A Prefeitura de Diamante lançou um licitação de R...14/10/2026
Como encontrar licitações em portais e fontes de todo o Brasil
O PNCP, o Compras.gov.br, a BNC e a BLL são import...