Rio - O secretário-executivo do Ministério de Minas e Energia, Maurício Tolmasquim, disse ontem em seminário no Rio que o primeiro leilão de energia após a implantação do novo modelo elétrico, para licitação de 2,8 mil a 3 mil MW de capacidade instalada, poderá ser realizado ainda em dezembro deste ano. Tolmasquim afirmou que o total que será licitado ainda não foi fechado. Isso vai depender de análise sobre a previsão de carga das distribuidoras de energia para 2009.
A estimativa deverá ser apresentada até 30 de agosto, disse o secretário. Ele disse ainda que o leilão de energia terá uma segunda rodada no primeiro trimestre de 2005, com o objetivo de incluir os empreendimentos que não obtiverem licença ambiental no decorrer de 2004.
Segundo Tolmasquim, a segurança do abastecimento é uma das principais preocupações do governo. As três premissas do novo modelo são marco regulatório estável, segurança no abastecimento e modicidade tarifária, disse o secretário, que confirmou para o segundo semestre deste ano a criação da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), cuja sede será no Rio.
Para combater o furto de energia, o secretário disse ser necessário o cadastramento dos consumidores de baixa renda. A tarefa deverá contar com o apoio das distribuidoras de energia.
30/06/2004
02/10/2025
Curso Online Ao Vivo - Utilizando a Inteligência Artificial em Licitação
Neste curso, o participante aprenderá a analisar e...25/08/2025
Cursos Presenciais - Formação e Aprimoramento em Licitações - Florianópolis/SC
O Curso Presencial Completo para Formação de Agent...05/11/2025
Governo de MS abre licitações para obras de pavimentação em Naviraí e Cassilândia
A Agência Estadual de Gestão de Empreendimentos (A...06/11/2025
Câmara de Curitiba lança pregão para restauração do Palácio Rio Branco
Empresas interessadas em executar serviços de enge...