No fim de 1995, a Controlar, empresa criada com capital da Vega Sopave, do grupo português Controlauto e da empresa alemã R.W.Tuw, ganhou uma licitação para examinar a frota de veículos licenciados na cidade de São Paulo. O contrato foi assinado com a Prefeitura no dia 4 de janeiro de 1996, com validade por dez anos, prorrogável por mais dez. No mesmo ano, com base em suspeitas de desrespeito à Lei de Licitação e favorecimento da Vega Sopave, o Pensamento Nacional das Bases Empresariais (PNBE) o Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) e vários vereadores contestaram o processo por meio de ação judicial.
A 5ª Vara da Fazenda Pública determinou a anulação da concorrência e do contrato. Houve recurso da Prefeitura e da Controlar. Em dezembro de 2000, o Tribunal de Justiça (TJ) de São Paulo deu decisão favorável ao processo licitatório.
O objetivo da Controlar era construir 32 centros de inspeção veicular na cidade, além de operar 13 centros móveis, instalados em vans. Desde aquela época, o processo está paralisado.
24/05/2007
04/12/2025
Abertura de licitação prevê compra de nova ambulância para Rolim de Moura
A Prefeitura de Rolim de Moura anunciou a abertura...04/12/2025
Prefeitura de BH abre licitação para ampliar vagas de estacionamento rotativo
A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da BHTran...04/12/2025
Codeba abre licitação para obras em porto de Ilhéus; valor não foi informado
A Companhia das Docas do Estado da Bahia (Codeba) ...03/12/2025
Estado firma convênios e autoriza licitação para obras de infraestrutura em 14 municípios baianos
O Governo da Bahia anunciou, nesta quarta-feira (3...