Em até 40 dias, se não houver nenhuma ação civil pública, a licitação do Transporte Público do Distrito Federal deve estar finalizada. Essa é a expectativa do DFTrans e do GDF que publicou no Diário Oficial de hoje o nome das três empresas que disputarão a concorrência para as três bacias que ainda restam ser licitadas. Até o presente momento, apenas a Viação Planeta e Expresso São José venceram a licitação e comandarão as bacias 2 e 5, respectivamente.
Das três empresas que participarão da concorrência, uma delas, a Viação Marechal conseguiu voltar a disputa, após recorrer a justiça. De acordo com o DFTrans, o documento apresentado anteriormente pela empresa constava uma dívida com o poder público, que resultou no impedimento de seguir no processo licitatório. Impedida, a viação pediu a Secretaria de Receita Pública de São Paulo, um documento que comprova não haver dívidas em seu nome. Diante disso, o DFTrans voltou atrás e a empresa agora concorre as bacias 1, 3 e 4.
Nesta quinta-feira, serão abertos os envelopes com as propostas das empresas que concorrem a bacia 3 e em 10 dias será a vez da bacia 4. Até o início de maio, os envelopes da bacia 1 devem ser abertos. A previsão é que em até seis meses os novos ônibus estejam circulando pelas ruas do DF. Mas, para o DFTrans, após a assinatura dos contratos, a expectativa é que a partir de 60 dias os primeiros veículos estejam rodando.
Entre os meses de junho e julho, os novos veículos da frota das empresas São José e Pioneira devem estar circulando. No edital, os veículos são obrigados a ser equipados com GPS e sistema de vigilância. Apenas alguns carros da atual frota da São José contam com o GPS. Nesses veículos os passageiros são informados das paradas de ônibus próximas através da TV instalada nos coletivos.
EMPRESAS
A Viação Piracicabana concorre apenas a bacia 1 e já é dada como certa a atuação da empresa nessa região, que abriga o Plano Piloto, Sobradinho, Planaltina, Cruzeiro, Sobradinho II, Lago Norte, Sudoeste/Octogonal, Varjão e Fercal.
O Consórcio HP-ITA e a Viação Marechal concorrem as bacias 1, 3 e 4. As regiões do Núcleo Bandeirante, Riacho Fundo I e II, Samambaia, Recanto das Emas, Ceilândia, Guará e Águas Claras, fazem parte dos lotes 3 e 4.
27/03/2013
02/06/2026
Prefeitura de Joinville lança licitação para implementação do Parque Porto Cachoeira Setor Beira Rio
A Prefeitura de Joinville publica nesta terça-feir...02/06/2026
Aberta licitação para construção de passarelas no Igapó
A Prefeitura de Londrina publicou edital para sele...02/06/2026
Gasoduto do Sergipe Águas Profundas terá licitação este ano
A Petrobras vai lançar ainda este ano a licitação ...02/06/2026
MPDFT abre licitação para serviços de estruturação de eventos e montagem de estruturas
O Ministério Público do Distrito Federal e Territó...