Pressionado, Garotinho reformula licitação


Pressionado por um protesto que parou o centro do Rio, o secretário de Governo do Estado, Anthony Garotinho (PMDB), decidiu adiar a licitação de permissões para vans atuarem em linhas intermunicipais, durante reunião realizada no final da tarde de segunda-feira (9).
Desde o início daquela manhã, cerca de 600 vans estacionadas interditavam a avenida Presidente Vargas (centro do Rio), causando congestionamentos em algumas das principais vias da cidade.
Hoje há 1.750 vans intermunicipais legalizadas no Estado, divididas em 64 cooperativas. Se por um lado o projeto do governo aumentaria o número de concessões para 3.300, por outro ele remanejaria as linhas já existentes, o que não foi aceito pelos proprietários de vans.
"Esse edital vai diminuir para 300 o número de autorizações. São 97% a menos de vans. Eles estão visando o benefício das empresas de ônibus", acusou ontem, durante o protesto, o presidente da Federação das Cooperativas de Vans, Mário Sérgio Teixeira.
Durante a reunião entre Garotinho, representantes dos proprietários de vans e do Detro (Departamento de Transportes Rodoviários), ficou acertado que não haverá remanejamento dos veículos que atuam em linhas já existentes, e que as adequações virão apenas nas licitações referentes às novas linhas.
O novo edital referente à concessão de permissões para atuação nas linhas já existentes deve ser lançado em um mês. Três meses depois, deverá ser lançado o edital referente às novas linhas.

Cooperativas
Uma das principais reivindicações dos proprietários de vans, porém, não foi atendida. De acordo com o edital, os permissionários podem ser apenas pessoas físicas, não cooperativas.
Para o presidente do Sintral (Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Alternativos), Guilherme Bizerra, a medida é boa. Ele diz que a disputa é só patronal e que o sindicato é a favor da licitação.
"A licitação foi feita para beneficiar efetivamente o motorista autônomo, não as falsas cooperativas dominadas por um grupo pequeno de empresários. O processo licitatório vai acabar com isso, porque é dirigido ao motorista autônomo."


10/01/2006

Fonte: Folha Online

 

Curso Licitações

07/10/2022

Cursos Presenciais - Nova Lei de Licitação e Contratação Pública

O Curso Presencial da Nova Lei de Licitação e Cont...

26/01/2023

S.A.PLATINA: Prefeitura abrirá licitação para pavimentação do Jardim Altvater

A prefeitura de Santo Antônio da Platina lançará n...

27/01/2023

Senai abre licitação para desenvolvimento de software com blockchain

O Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industri...

26/01/2023

Licitação para Serviços continuados de Recarga e Manutenção de Extintores

A Pró-Reitoria de Administração da Universidade Fe...
Notícias Informativo de Licitações
Solicite Demonstração Gratuita