Pressa prejudica a licitação do novo prédio da Assembléia


Principal responsável pelo gerenciamento da obra do novo prédio de gabinetes da Assembléia Legislativa de São Paulo, construção que teve seu orçamento elevado de R$ 10 milhões para R$ 26,8 milhões (168%), Carlos Alberto Safatle disse que a pressa fez com que a licitação para erguer o edifício fosse realizada somente com o projeto arquitetônico – e não com um projeto executivo, documento detalhado que reduz a chance de problemas na execução. Hoje, apesar dos recursos envolvidos, a estrutura é um esqueleto de concreto sem forro, instalações hidráulicas e elétricas nem acabamento.
Safatle, que presidiu entre novembro de 2005 e janeiro deste ano a CPOS (Companhia Paulista de Obras e Serviços), estatal contratada pelo Legislativo para tocar a empreitada, afirmou sexta-feira que o modelo foi adotado a pedido da mesa diretora da Casa na época, presidida pelo deputado Rodrigo Garcia (DEM).
A opção não é ilegal, mas, segundo ele, foi determinante para as alterações na expectativa de gastos e pelo atraso, que já chega a nove meses. A previsão de entrega é abril de 2008, um ano a mais do anunciado. “Foi atípico. A Assembléia nos contratou e fizemos. Mas em 99% das nossas licitações esperamos a elaboração do projeto executivo”, disse.
Nos bastidores da Casa, é dito que a vontade de Garcia em entregar o anexo ainda em sua gestão, que terminou em março deste ano, estaria por trás da rapidez no processo. A teoria é reforçada pelo fato de que, antes de deixar o cargo, o político chegou a promover uma cerimônia para exibir a placa comemorativa pela inauguração do imóvel, que não estava nem pela metade.


15/12/2007

Fonte: Diário On Line

 

Avisos Licitações

12/11/2025

Curso On Line Ao Vivo - Formação e Aprimoramento em Licitações Públicas

Este curso foi idealizado para formar novos profis...

21/01/2026

Curso Online Ao Vivo - Utilizando a Inteligência Artificial em Licitação

Neste curso, o participante aprenderá a analisar e...

13/02/2026

Governo do Brasil lança nova licitação de telefonia celular para conectar 1,2 milhão de pessoas e..

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), v...

13/02/2026

Prefeitura abre licitação para instalação de mais defensas em avenidas

Como forma de garantir ainda mais segurança no trâ...
Notícias Informativo de Licitações
Solicite Demonstração Gratuita