Principal responsável pelo gerenciamento da obra do novo prédio de gabinetes da Assembléia Legislativa de São Paulo, construção que teve seu orçamento elevado de R$ 10 milhões para R$ 26,8 milhões (168%), Carlos Alberto Safatle disse que a pressa fez com que a licitação para erguer o edifício fosse realizada somente com o projeto arquitetônico – e não com um projeto executivo, documento detalhado que reduz a chance de problemas na execução. Hoje, apesar dos recursos envolvidos, a estrutura é um esqueleto de concreto sem forro, instalações hidráulicas e elétricas nem acabamento.
Safatle, que presidiu entre novembro de 2005 e janeiro deste ano a CPOS (Companhia Paulista de Obras e Serviços), estatal contratada pelo Legislativo para tocar a empreitada, afirmou sexta-feira que o modelo foi adotado a pedido da mesa diretora da Casa na época, presidida pelo deputado Rodrigo Garcia (DEM).
A opção não é ilegal, mas, segundo ele, foi determinante para as alterações na expectativa de gastos e pelo atraso, que já chega a nove meses. A previsão de entrega é abril de 2008, um ano a mais do anunciado. “Foi atípico. A Assembléia nos contratou e fizemos. Mas em 99% das nossas licitações esperamos a elaboração do projeto executivo”, disse.
Nos bastidores da Casa, é dito que a vontade de Garcia em entregar o anexo ainda em sua gestão, que terminou em março deste ano, estaria por trás da rapidez no processo. A teoria é reforçada pelo fato de que, antes de deixar o cargo, o político chegou a promover uma cerimônia para exibir a placa comemorativa pela inauguração do imóvel, que não estava nem pela metade.
15/12/2007
18/09/2024
Prefeitura de Nova Friburgo anuncia licitação para revitalização da Praça Getúlio Vargas
A Prefeitura de Nova Friburgo anunciou uma licitaç...18/09/2024
Metrô lança licitação para a Linha 19-Celeste, que conectará Guarulhos à capital
O Metrô de São Paulo anunciou nesta quarta-feira (...18/09/2024
Jardim Atlântico: Município marca licitação para construir feira coberta
A prometida feira coberta do Jardim Atlântico deve...17/09/2024
Prefeitura de Aceguá abre licitação para contratar serviços funerários
A Prefeitura de Aceguá anunciou a abertura de um <...