Os presidentes da Argentina, Cristina Kirchner, e da Bolívia, Evo Morales, se reunirão no dia 25 deste mês em Buenos Aires, capital argentina, para lançar a licitação internacional para o abastecimento de tubos destinados construção do Gasoduto do Nordeste. É o que noticia a Agência Boliviana de Informação (ABI). O gasoduto deve garantir o fornecimento de 27,7 milhões de metros cúbicos de gás natural da Bolívia para a Argentina, por dia, durante 20 anos.
De acordo com o ministro da Presidência boliviano, Juan Jamón Quintana, os ministros de Hidrocarbonetos da Bolívia, Carlos Villegas, e do Planejamento Federal argentino, Julio de Vido, estão trabalhando para encontrar a equação energética que expresse a vontade política [da Bolívia] e as necessidade do mercado energético [da Argentina e do Brasil].
Temos que trabalhar com o Brasil para uma melhor distribuição da exportação do gás na medida em que a Argentina exija maior volume, afirmou. Quintana disse que o Brasil está atravessando uma crise energética, mas a Argentina está incrementando seu crescimento econômico, situação que obriga os bolivianos a acelerar a pesquisa e a exploração de gás.
De acordo com o ministro boliviano, a Argentina precisa de mais gás, e nós temos que honrar o compromisso de vender mais gás. Para Quintana, a descoberta de novas reservas no poço de Huacaya no sul do país, facilitaria o envio de um volume maior de gás.
O ministro Quintana afirmou que conversou com o secretário-geral da Presidência da Argentina, Oscar Parrilli, para definir a data da reunião dos presidentes dos dois países e iniciar a convocação pública para a aquisição dos tubos do gasoduto.
Estamos analisando essa licitação pública internacional para o dia 25 deste mês em Buenos Aires, para destravar a demora na construção do novo gasoduto, e é provável que essa seja a data de encontro dos dois presidentes, afirmou.
O ministro disse que o governo boliviano está tratando de compatibilizar o tempo da parte vinculada obtenção do gás e construção do gasoduto, que demandará quase três anos. Também afirmou que Huacaya não é o único poço de gás novo.
Há 15 dias foram descobertas novas reservas na cidade de Santa Cruz, informou, motivo pelo qual a Bolíva está incrementanto o potencial de gás para exportação
18/01/2008
03/06/2025
Curso On Line - Ao Vivo Curso de Disputas Eletrônicas & SRP
CURSO é voltado à capacitação de profissionais que...28/01/2025
Curso On Line - Ao Vivo de Formação de Licitantes
O Curso de formação de Licitantes ONLINE AO VIVO f...27/01/2025
Cursos Presenciais - Nova Lei de Licitação e Contratação Pública - Florianópolis/SC
O Curso Presencial da Nova Lei de Licitação e Cont...06/06/2025
Agesul abre licitação de R$ 2,7 milhões para obras de infraestrutura em Japorã
A Agência Estadual de Gestão de Empreendimentos (A...