Com o propósito de tornar os processos de aquisição de bens e contratação de serviços mais simples, ágeis, econômicos e transparentes, a ECT vem promovendo a quase totalidade de suas compras por meio da Internet. No ano de 2008, de aproximadamente R$ 1 bilhão contratados por licitação, mais de 90% foram por meio de pregões eletrônicos.
As compras eletrônicas apresentam inúmeras vantagens para os Correios, para os fornecedores e para a sociedade em geral: ampliam as oportunidades de participação; promovem um incremento da competição; possibilitam a desburocratização e simplificação dos processos de compra; garantem a transparência; conferem maior agilidade às aquisições de bens e contratações de serviços e permitem a redução dos custos.
Especificamente quanto à redução de custos decorrentes de compras eletrônicas, verificou-se, no ano de 2008, uma economia de 18,7% nos valores contratados, o que representa R$ 218 milhões a mais para os cofres da ECT.
As vantagens trazidas pelos recursos digitais são tantas, que o conceito de compras eletrônicas, nos Correios, tem transcendido a realização de pregões e dispensas de licitação via Internet, estendendo-se para os próprios processos licitatórios presenciais. Nesse sentido, foi desenvolvida uma página dedicada ao assunto no site dos Correios, a qual traz informações sobre as licitações presenciais e eletrônicas da Empresa. Para acessá-la, basta clicar na opção "licitações" no Portal dos Correios na Internet www.correios.com.br .
05/02/2009
05/03/2026
Prefeitura abre licitação para obra em galeria no Jardim Imperial
A Prefeitura de São José dos Campos abriu a05/03/2026
Prefeitura lança licitação para construção de Estações Elevatórias de Macrodrenagem na Margem..
A Prefeitura de Tubarão vai ampliar a proteção con...05/03/2026
CPTM abre nova licitação para obras da Linha 13-Jade até o centro
Nesta quinta-feira, 5, a Companhia Paulista de Tre...03/03/2026
Nova Veneza vai restaurar a Ponte dei Morosi: 'O amor pode ser eterno, mas exige manutenção'
A Prefeitura de Nova Veneza fará a restauração de ...