O número de compras do governo feitas por meio do pregão eletrônico chegaram a 50% do total de todas as aquisições feita pela União em setembro. É a primeira vez que isso ocorre. Foram realizados 1529 pregões, contra 936 em agosto (31% das compras do mês). Os dados foram divulgados hoje pelo Ministério do Planejamento.
De acordo com Rogério Santanna, secretário de Logística do ministério, o pregão eletrônico permite uma economia entre 20% e 30%. Além disso, ocorre em cerca de 17 dias, contra 120 dias de uma concorrência, por exemplo.
"O pregão eletrônico é a modalidade mais segura porque os fornecedores participantes não são revelados até o encerramento da licitação e também é a mais transparente porque a sociedade pode acompanhar pela internet as compras eletrônicas feitas pelo governo federal", disse.
A mudança no perfil das compras públicas é decorrência da obrigatoriedade, a partir de julho, do uso dessa modalidade de compras para a aquisição de bens e serviços considerados comuns.
No entanto, em valor, as compras por meio dessa modalidade representam apenas 38% do total gasto em setembro. A União gastou em aquisições R$ 210,8 milhões em agosto. Desse valor, R$ 79,5 milhões foram feitas por meio do pregão eletrônico.
Já o número de compras feitas por pregão presencial caiu para 15% em setembro. Em janeiro, era de 44%. Em valores, caiu de 56% em agosto para 22% em setembro.
As demais modalidades (carta convite, tomada de preços e concorrência) caíram de 51% em agosto para 36% em setembro.
01/11/2005
04/12/2025
Abertura de licitação prevê compra de nova ambulância para Rolim de Moura
A Prefeitura de Rolim de Moura anunciou a abertura...04/12/2025
Prefeitura de BH abre licitação para ampliar vagas de estacionamento rotativo
A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da BHTran...04/12/2025
Codeba abre licitação para obras em porto de Ilhéus; valor não foi informado
A Companhia das Docas do Estado da Bahia (Codeba) ...03/12/2025
Estado firma convênios e autoriza licitação para obras de infraestrutura em 14 municípios baianos
O Governo da Bahia anunciou, nesta quarta-feira (3...