A Secretaria de Administração e Reestruturação está se preparando para implantar o pregão eletrônico no sistema de compras do governo do estado. Para operar a nova modalidade, o governo utilizará o provedor do Banco do Brasil, através de convênio.
A Superintendência de Suprimentos, Bens e Serviços, órgão central do governo estadual que orienta, coordena e normatiza procedimentos relativos à aquisição de bens e serviços, já iniciou o treinamento e a simulação do sistema com a equipe da Secretaria de Administração que vai operar os pregões via Internet.
"Não é apenas uma mudança de sistemática, mas também de cultura. Muitos têm aversão ao computador e, principalmente, à Internet", conta a superintendente de Suprimentos, Bens e Serviços, Lúcia Lapa.
A implantação da nova modalidade de licitação, que busca proporcionar uma maior agilidade e transparência ao processo, tem demandado, além de muito treinamento, algumas adaptações.
"No sistema do BB não havia espaço para os códigos de materiais e serviços do estado, sem o que não é possível realizar qualquer compra, entre outros itens, e tivemos que fazer adaptações", exemplificou a superintendente.
A partir das simulações, a Secretaria de Administração vai elaborar as normas do pregão eletrônico, que serão publicadas por meio de uma resolução assinada pela secretária Vanice Lírio do Valle, com o objetivo de orientar os demais órgãos do estado.
"Estamos dando o pontapé inicial. Depois vamos dar o suporte as outras secretarias para utilização da ferramenta", disse Lúcia Lapa.
Como os registros de preços têm validade de 12 meses e alguns estão vencendo, a Superintendência espera realizar o primeiro pregão eletrônico no segundo semestre de agosto. Materiais como água mineral e cartucho já estão na fila para a cotação eletrônica, bem como a renovação dos seis registros de preço ainda vigentes (disponível na Internet - www.sare.rj.gov.br.).
11/06/2004
24/02/2026
Prefeitura de Fazenda Rio Grande lança licitação para construção de novos viadutos sobre a BR-116
A Prefeitura de Fazenda Rio Grande deu um passo hi...24/02/2026
Câmara de Ribas do Rio Pardo abre licitação para novos móveis
A Câmara Municipal de Ribas do Rio Pardo está com ...24/02/2026
Prefeitura de Itabuna lança edital para as obras de requalificação de 25 escolas
A Prefeitura de Itabuna publicou na edição eletrôn...23/02/2026
Prefeito Sérgio Machnic vai às ruas do Eldorado, conversa com moradores e confirma licitações..
Na tarde desta segunda-feira, 23, o prefeito Sérgi...