CONSULTOR JURÍDICO: Está mantido o pregão que vai escolher a instituição financeira para prestação de contas de serviços de processamento de créditos provenientes da folha de pagamento do estado de Santa Catarina. O leilão está marcada para a próxima terça-feira (19/12). A decisão é do juiz Rafael Selau Carmona, da 1ª Vara Federal de Florianópolis, que negou liminar para suspender o pregão, pedida em ação popular contra a União, o estado e o Banco Central. Cabe recurso ao Tribunal Regional Federal da 4ª Região.
O juiz não aceitou o argumento dos autores da ação de que a licitação é ilegal porque, segundo a Constituição de Santa Catarina, as disponibilidades financeiras do estado devem ser depositadas em instituição oficial. De acordo com o juiz, o estado pretende repassar para instituição privada "não as suas disponibilidades financeiras, mas as de seus servidores ativos, inativos, pensionistas e estagiários".
Outra alegação refutada pelo juiz foi a de que o estado se comprometeu a manter no Banco do Estado de Santa Catarina (Besc), enquanto este estivesse sob controle da União, as operações financeiras que caracterizam o banco como agente financeiro do estado. Segundo o juiz, havia uma contrapartida a ser cumprida pela União, que deveria fazer o leilão de privatização do Besc 15 meses após a última das contratações das empresas responsáveis pela avaliação do banco.
O juiz explica que, se por um lado o prazo foi prorrogado em função de o próprio estado ter proposto ação ao Supremo Tribunal Federal para impedir a privatização, por outro, após a revogação do edital de leilão pelo Banco Central, a ação foi extinta sem julgamento de mérito. "Não pode ser acolhido o argumento de que o estado estaria a descumprir cláusula contratual, pois a referida cláusula já se exauriu."
16/12/2006
24/02/2026
Prefeitura de Fazenda Rio Grande lança licitação para construção de novos viadutos sobre a BR-116
A Prefeitura de Fazenda Rio Grande deu um passo hi...24/02/2026
Câmara de Ribas do Rio Pardo abre licitação para novos móveis
A Câmara Municipal de Ribas do Rio Pardo está com ...24/02/2026
Prefeitura de Itabuna lança edital para as obras de requalificação de 25 escolas
A Prefeitura de Itabuna publicou na edição eletrôn...23/02/2026
Prefeito Sérgio Machnic vai às ruas do Eldorado, conversa com moradores e confirma licitações..
Na tarde desta segunda-feira, 23, o prefeito Sérgi...