A Prefeitura deve republicar, nos próximos dias, o processo licitatório, na modalidade concorrência, voltado para empresas que se interessem em realizar a parte artística da 45ª Expoagro (Exposição Agropecuária de Franca). O primeiro edital foi encerrado na última terça-feira e não atraiu nenhuma empresa interessada.
De acordo com a secretária de Finanças de Franca, Neide Lopes, a solicitação para que seja publicado um novo edital deve partir da Secretaria de Desenvolvimento e até a tarde de ontem isso não havia ocorrido. “A partir da hora que chegar aqui, para abrir a licitação é rápido, mas tem uma série de prazos legais a se cumprir a partir daí”, afirmou Neide.
Este é um ponto que preocupa, pois a feira, este ano, acontecerá entre os dias 16 de maio e 1º de junho deste ano, no Parque “Fernando Costa”. Ou seja, se o edital for publicado, em uma previsão otimista, até o dia 30 de março e não houver nenhum problema, como recursos, a suposta promotora de eventos teria duas semanas para organizar uma grade de shows – missão praticamente impossível.
Ainda não se sabe se haverá mudanças em relação ao primeiro edital, que garantia, à vencedora, além dos ingressos, como fonte de receita, a comercialização de espaços publicitários, estandes comerciais para bares e lanchonetes, realização de rodeios e a instalação de parque de diversões.
No entanto, os ônus para a empresa que assumir a parte artística, pelo edital que se encerrou na terça, são vários. A proposta mínima para validar a oferta é de R$ 500 mil. A intenção é que o valor conduza a vencedora a trazer shows de primeira linha para tentar recuperar o investimento. A grade de apresentações artísticas terá ser aprovada de contar, ainda, com a aprovação da comissão organizadora da Expoagro.
Fora o prazo curto para a contratação dos artistas, a empresa terá de estar bem de caixa. Se o valor for mantido, a Prefeitura cobrará R$ 500 mil de quem vencer a licitação, sendo 50% na assinatura do contrato com a Prefeitura e os 50% restantes até cinco dias antes do início do evento, ou seja, a data-limite de 11 de maio próximo.
A empresa terá, ainda que ceder, todos os dias, 300 pulseiras para “peões e tratadores de animais”, 300 para “equipe técnica, manutenção, limpeza e moradores do parque” e outras 500 para a “comissão organizadora das exposições agropecuárias”.
O edital previa, ainda, o oferecimento de gratuidade para um acompanhante de pessoa com necessidade especial e entrada franca a idosos, aposentados e profissionais de imprensa, além da reserva de um dia de shows para apresentação de música gospel ou ecumênica e a disponibilização de espaço para as entidades assistenciais do município.
O prefeito Alexandre Ferreira (PSDB) disse, na última terça-feira, que se não houver empresas interessadas na realização da parte artística, ele não vê problemas. “Realizaremos o Fest Cultura de qualquer forma, já que a primeira edição trouxe resultados compensadores, como artistas amadores que gravaram seu primeiro CD. De qualquer forma, a Expoagro vai acontecer”, afirmou Ferreira.
27/03/2014
04/12/2025
Abertura de licitação prevê compra de nova ambulância para Rolim de Moura
A Prefeitura de Rolim de Moura anunciou a abertura...04/12/2025
Prefeitura de BH abre licitação para ampliar vagas de estacionamento rotativo
A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da BHTran...04/12/2025
Codeba abre licitação para obras em porto de Ilhéus; valor não foi informado
A Companhia das Docas do Estado da Bahia (Codeba) ...03/12/2025
Estado firma convênios e autoriza licitação para obras de infraestrutura em 14 municípios baianos
O Governo da Bahia anunciou, nesta quarta-feira (3...