A Prefeitura de Poços de Caldas vai realizar uma licitação para realizar intervenções na estrutura do monotrilho.
O anuncio foi feito pelo prefeito Sérgio Azevedo, que informou na última sexta-feira que pretende licitar a estrutura do monotrilho ainda em 2024, com base em um laudo realizado pela ELC Engenharia LTDA – empresa de Goiânia (GO) contratada pelo município.
O laudo com 61 páginas é assinado por três engenheiros. As inspeções e testes para a emissão do documento foram realizados em três visitas, entre fevereiro e maio deste ano.
O custo estimado para as obras e intervenções necessárias para que o monotrilho possa voltar a funcionar é de R$ 14 milhões.
De acordo com o prefeito, este laudo vai possibilitar o estudo da viabilidade de terceirização e uma futura licitação para conceder a administração da estrutura.
“A Prefeitura não pretende investir absolutamente nada, é terceirização assim como foi o turismo, exatamente assim. A única interação que a gente já está fazendo, na verdade, é na beira do rio, os gabiões, que é por segurança da própria Prefeitura, alargamento da calha do rio, é o interesse da cidade e também dando segurança ao monotrilho, como faz parte de um dos itens que o laudo cita, seria essa a contenção do rio perto das bases do monotrilho,” destacou o prefeito.
Projetado para o transporte e turismo
Criado para ser um meio de transporte alternativo e também uma atração turística, o monotrilho foi inaugurado em 1991, dez anos depois do início da sua construção.
O projeto original previa um trajeto de 30 km, porém foram construídos apenas 8 km, ligando o centro da cidade até a zona oeste, no Terminal Rodoviário.
O empreendimento funcionou poucas vezes para teste que foram marcados por incidentes. Em setembro de 2000 o trem descarrilou em uma curva e 19 passageiros ficaram presos e foram resgatados pelo Corpo de Bombeiros. Sem uso em 2003 duas pilastras caíram no rio próximo à ponte que liga o Country Club II na zona oeste.
Em janeiro de 2019 a empresa J. Ferreira, responsável pelo empreendimento devolveu a concessão do monotrilho para a prefeitura, que desde então vem estuda a viabilidade de colocar o empreendimento em funcionamento. Na época o empresário que detinha a concessão informou que o investimento no projeto foi de R$ 40 milhões.
09/09/2024
04/12/2025
Obra – Semae abre licitação para nova adutora nas regiões do Dois Córregos e Cecap
O Serviço Municipal de Água e Esgoto (Semae) de Pi...04/12/2025
Prefeitura de Feira abre licitação para requalificar Praça do Sapateiro no início de 2026
A requalificação da Praça do Sapateiro, no estacio...04/12/2025
Prefeitura remarca para fevereiro abertura de licitação para obras no Bairro Élisson Prieto
A Prefeitura de Uberlândia marcou para o dia 2 de ...04/12/2025
Abertura de licitação prevê compra de nova ambulância para Rolim de Moura
A Prefeitura de Rolim de Moura anunciou a abertura...