A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Bem-Estar Animal (Sema) está providenciando edital de licitação para a compra de oito aeradores de água para purificar os lagos dos parques Alfredo Nyeffeler e do Ingá.
A medida visa incorporar oxigênio e quebrar a barreira de estratificação da água, impedindo níveis diferentes de temperatura e oxigênio, deixando os lagos mais homogêneos.
De acordo com o secretário Jaime Dallagnol, o problema maior de escurecimento da cor da água ocorre atualmente no Parque Alfredo Nyeffeler, na Vila Morangueira, onde a falta de chuva neste mês fez baixar o nível da água. “Isso impede que sejam abertas as comportas para a drenagem do lago, que também sofre com a proliferação de algas e o acúmulo de excrementos das dezenas de patos que frequentam o parque”, diz.
Em menor proporção esses problemas também afetam o lago do Parque do Ingá, onde a água também é turva por conta da vazão diminuída.
O projeto da Sema é distribuir quatro aeradores em cada um dos parques. “É certo que a qualidade da água nos dois lagos só será melhorada com a chegada da chuva, mas as providências que estamos tomando ajudarão a eliminar o excesso de formação de algas e minimizar os efeitos provocados pela proliferação de patos, que vêm aumentando de número a cada dia nas duas das principais áreas verdes da cidade”, conclui.
27/07/2017
19/01/2026
Saúde de Londrina prepara licitação para contratar 16 leitos para internações involuntárias
A secretária de Saúde, Vivian Feijó, confirmou que...19/01/2026
Licitação de R$ 114 vai garantir asfaslto na MT-270 em Guiratinga
O governo de Mato Grosso deu o sinal verde para um...19/01/2026
Licitação prevê asfalto e drenagem em avenida estratégica de VG; confira
A Alameda Júlio Muller, em Várzea Grande, deverá p...18/01/2026
Codeba aprova abertura de licitação pra dragagem do canal portuário
A continuidade da dragagem no canal portuário do r...