Prefeitura vai analisar duas propostas para obras do metrô


A Prefeitura de Porto Alegre recebeu nesta quinta-feira, 7, duas Propostas de Manifestação de Interesse para o projeto e execução das obras do metrô. Uma das PMIs foi apresentada pelo consórcio Odebrecht Transportes Participações Ltda e a outra pela empresa Bustren P. M.. “Teremos pela frente um trabalho árduo, complexo e fundamentalmente técnico. Agora vamos analisar todos os critérios, levando em consideração padrões e materiais dentro das tecnologias mais modernas e soluções disponíveis hoje no mercado em termos de transporte coletivo. E por fim, vamos escolher a mais adequada para a demanda de Porto Alegre. Temos liberdade de fazer adaptações, se forem necessárias”, disse o prefeito José Fortunati durante o Ato de Recebimento das propostas, no Escritório do MetrôPOA. (fotos)
Os técnicos da prefeitura vão analisar critérios como custos de implantação e operação, durabilidade, confiabilidade e impactos ambiental e urbanístico. As propostas serão comparadas nos quesitos de disponibilidade e frequência dos trens, tempo de viagem, eficiência do serviço, acessibilidade, infraestrutura de atendimento aos usuários, conforto e segurança. Depois dessa etapa, que tem previsão de ser concluída em cerca de 60 dias, será elaborado o Edital de Licitação para definir o vencedor da Parceria Público-Privada (PPP), que ficará responsável pelo projeto executivo, obra, operação e manutenção do Metrô de Porto Alegre.
A seleção do vencedor será realizada por um grupo técnico composto por representantes das secretarias municipais de Gestão (SMGes), da Fazenda (SMF), Empresa Pública de Transportes e Circulação (EPTC) e Procuradoria-Geral do Município (PGM). A decisão final será validada pelo Governo Federal, Governo do Estado do Rio Grande do Sul e Comitê Gestor das PPPs de Porto Alegre, integrado por representantes da Prefeitura, da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-RS), Sociedade de Engenharia (SERGS-RS) e Federasul.
A estimativa é de que o metrô de Porto Alegre atenda diariamente 300 mil usuários, ampliando a oferta de transporte coletivo e estimulando a redução do uso do automóvel. “Hoje nós já estamos trabalhando o transporte coletivo pensando no metrô. Todas as obras e investimentos priorizam a integração total dos diferentes modais, ônibus, BRTs, metrô, para facilitar a vida do usuário”, ressaltou o Fortunati.
Os prazos – No primeiro semestre de 2013 deve ser feita a escolha do projeto mais adequado, a audiência pública e a publicação do edital de licitação da PPP. No segundo semestre deve ocorrer o a seleção do vencedor do edital de licitação, a validação pelo Comitê Gestor das PPPs de Porto Alegre e o início das obras. O prazo de conclusão é de 4 anos e a previsão é de que o metrô comece a operar em 2017.


07/02/2013

Fonte: Prefeitura Municipal de Porto Alegre (RS)

 

Curso Licitações

17/01/2026

Limeira abre licitação para apreensão de animais por R$ 246 mil

A Prefeitura de Limeira, por meio da Secretaria Mu...

16/01/2026

Estado publica licitação para reforma e ampliação da unidade da HEMOBA em Brumado

A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) p...

17/01/2026

Amambai lança licitação de R$ 12,8 milhões para renovar frota de veículos

A Prefeitura de Amambai, a 338 km de Campo Grande,...

16/01/2026

Prefeitura lança licitação para pavimentar a Vila Mezzomo

Ponta Grossa lança, neste mês, a primeira de uma s...
Notícias Informativo de Licitações
Solicite Demonstração Gratuita