Prefeitura vai abrir licitação para sistema digital de estacionamento rotativo em 2020


Um sistema informatizado, no qual a recarga de créditos poderá ser realizada a um clique. Assim será o novo estacionamento rotativo de Novo Hamburgo, cuja licitação deve ser lançada em fevereiro de 2020, segundo o diretor-geral da Companhia Municipal de Urbanismo (Comur), Joel Gross. Desde a terça-feira (10), os agentes que trabalham na Faixa Nobre começaram a intensificar os trabalhos.

Atualmente, são 25 perímetros na área central do Município, que permite o estacionamento pelo período máximo de duas horas por vaga. Além disso, são isentos do pagamento os veículos estacionados por, no máximo, 10 minutos. A cobrança é feita pelos fiscais, na qual o usuário do veículo preenche a placa, a data e o horário no Cartão da Faixa Nobre. Com o novo sistema, esse processo será automatizado. "O usuário poderá carregar, por meio do aplicativo instalado em seu smartphone, o valor para utilização da vaga. Se carregar uma hora, mas for ao banco e demorar somente meia-hora, o valor que sobrar poderá ser estornado", explica Joel.

O aplicativo poderá ser utilizado também em tablets e computadores. "A recarga poderá ser feita, ainda, em estabelecimentos credenciados, como restaurantes e lojas", completa. Além disso, cada fiscal receberá um smartphone, que fará a leitura das placas dos veículos estacionados. "Será possível, também, saber se o veículo está com registro de furto/roubo ou clonado", salienta. Segundo Gross, haverá, ainda, um carro com câmera acopladas, que auxiliará na fiscalização. A estimativa é de o sistema custe R$ 30 mil mensais para a Comur.

Levantamento
Conforme o diretor-administrativo da Comur, Fábio Tomasiak, atualmente o projeto está em fase de levantamento técnico. "Estamos descrevendo as exigências das câmeras, dos serviços e bens que serão necessários para implantação do sistema. Sabemos que há, pelo menos, três empresas na região que oferecem essa tecnologia", pontua. Além disso, está sendo realizada uma recontagem das vagas, que eram em torno de 1.500. "Com as obras no Centro, tivemos algumas adequações e haverá redução de umas 150 vagas no rotativo".

Fiscalização intensa
Desde ontem, a fiscalização no estacionamento rotativo foi intensificada. Os veículos que não respeitarem o princípio da rotatividade estão sujeitos à multa e guincho. Na última semana, fiscais distribuíram panfletos em locais como a Avenida Pedro Adams Filho, no intuito de conscientizar quem utiliza essas vagas. Segundo o diretor da Guarda Municipal de Novo Hamburgo, Ulisses José da Silva, passados os 10 minutos de tolerância, o motorista será notificado pela Guarda, pois trata-se de uma infração de natureza grave, e, se o veículo permanecer no local, após duas horas, poderá ser guinchado. "Os agentes que estão fazendo o patrulhamento de final de ano também estarão atuando na Faixa Nobre", pontua. Na tarde de ontem, o fiscal Valmir Ceconi, 41, percorria a Avenida Pedro Adams Filho.

Comur estuda aumento na tarifa, diz diretor
Segundo Gross, a projeção é que o valor passe de 1 real para 2 reais a hora no rotativo. "Estamos há 18 anos com esse valor".

Não haverá parquímetro para reduzir custos
Conforme Tomasiak, o sistema de parquímetro já está defasado e para cobrir todo o perímetro municipal, seriam necessários em torno de 60 equipamentos. "Cada um custa em torno de R$ 10 mil. Seria um investimento alto e que logo seria substituído ou modificado, como já tem ocorrido em outros locais. Com o sistema por aplicativo, gastaremos menos e a manutenção fica por conta da empresa licitada. Os celulares serão locados e trocados também pela terceirizada", pontua o diretor-administrativo.




11/12/2019

Fonte: Jornal NH

 

Avisos Licitações

18/04/2024

Governo abre licitação para recuperar Morro da Serrinha

A Secretaria-Geral da Governadoria de Goiás (SSG) ...

18/04/2024

Governador assina ordem de licitação das obras do Aeroporto Regional nesta sexta

Após uma semana da entrega do projeto técnico de m...

18/04/2024

Licitação para Dragagem no Porto de Ilhéus é publicada no Diário Oficial da União

Foi publicado na edição desta quinta-feira (18) do...

18/04/2024

Licitação da duplicação do trecho urbano da 352 será publicada na semana que vem

A Prefeitura de Pará de Minas deve encaminhar para...
Notícias Informativo de Licitações
Solicite Demonstração Gratuita