A prefeitura já trabalha na elaboração de um novo processo licitatório para ser lançado após o término do contrato de coleta de lixo que encerra em outubro. O novo certame deverá priorizar a coleta seletiva e até mesmo lixeiras subterrâneas. O processo está em fase final de análise.
Segundo Pinheiro, inicialmente serão 50 lixeiras subterrâneas, como, por exemplo, no centro da cidade. O lixo é lançado em um contêiner que fica no subsolo e num determinado momento um sistema aciona a empresa responsável pela coleta. Problemas como lixo espalhado pelas ruas, sacolas de dejetos rasgadas, entre outros, serão evitados. “Com isso a gente evita uma série de problemas de meio ambiente”
Pinheiro diz que quer trazer este avanço para Cuiabá. “A nova licitação vai contemplar equipamentos de ponta para melhorar a coleta de lixo. Vamos avançar na coleta seletiva. Vou colocar Cuiabá para entrar no mundo da coleta seletiva”, diz.
Emanuel Pinheiro diz ainda que quanto ao aterro sanitário, o município está estudando resgatar uma PPP de 2013 que após assinado um Termo de Compromisso Ambiental não foi dada sequência. O gestor frisou ainda a possibilidade de criar um novo estudo para dar destinação segura para tudo aquilo que é coletado em Cuiabá. “Ainda não tem data, é um processo longo”, frisa.
13/06/2017
19/01/2026
Saúde de Londrina prepara licitação para contratar 16 leitos para internações involuntárias
A secretária de Saúde, Vivian Feijó, confirmou que...19/01/2026
Licitação de R$ 114 vai garantir asfaslto na MT-270 em Guiratinga
O governo de Mato Grosso deu o sinal verde para um...19/01/2026
Licitação prevê asfalto e drenagem em avenida estratégica de VG; confira
A Alameda Júlio Muller, em Várzea Grande, deverá p...18/01/2026
Codeba aprova abertura de licitação pra dragagem do canal portuário
A continuidade da dragagem no canal portuário do r...