A prefeitura anunciou nesta quarta-feira (6) que vai realizar uma nova licitação para conceder pela primeira vez a gestão do transporte público em Macapá, pelo período de 20 anos. O certame chegou a ser lançado em 2019, prometendo mais tecnologias no serviço, no entanto ele não foi concluído, segundo o prefeito Dr. Furlan (Cidadania). A novidade foi detalhada em uma entrevista coletiva.
“Hoje nós fizemos o anúncio do edital de licitação dos transportes públicos e o documento [edital] vai ser lançado em até 7 dias, dividido em duas modalidades: a licitação do transporte coletivo em si e a licitação do gerenciamento financeiro das frotas. […] Não houve licitação em 2019, ela não foi concluída. Aqui nós estamos lançando um edital justamente para que ela chegue até o final e que tenham novas linhas e novas empresas de ônibus em Macapá”, falou o prefeito.
O processo busca substituir os veículos, otimizar o tempo no deslocamento de passageiros e modernizar a atual situação do transporte público na capital, serviço feito através de autorizações para algumas empresas.
A malha viária da capital a ser licitada foi dividida em dois lotes: norte/oeste e o centro/sul. Cada lote terá uma empresa responsável. Além disso, haverá um terceiro empreendimento contratado para o gerenciamento financeiro dos transportes coletivos, uma medida em busca de mais controle, organização e transparência para essa área em Macapá.
A licitação prevê, segundo a prefeitura, a renovação da frota, que atualmente é de pouco mais de 120 ônibus, e que deve aumentar para 180 veículos. Além disso, o serviço deve incluir acessibilidade, wi-fi, ar-condicionado e outras tecnologias, como o usuário poder acompanhar em tempo real o trajeto do ônibus.
“Hoje fizemos o anúncio e em até 7 dias esse edital vai ser lançado para iniciar a concorrência, com uma concessão de 20 anos, e demora cerca de 45 a 60 dias, em um cenário que não tenhamos as judicializações”, acrescentou o prefeito.
06/04/2022
19/01/2026
Saúde de Londrina prepara licitação para contratar 16 leitos para internações involuntárias
A secretária de Saúde, Vivian Feijó, confirmou que...19/01/2026
Licitação de R$ 114 vai garantir asfaslto na MT-270 em Guiratinga
O governo de Mato Grosso deu o sinal verde para um...19/01/2026
Licitação prevê asfalto e drenagem em avenida estratégica de VG; confira
A Alameda Júlio Muller, em Várzea Grande, deverá p...18/01/2026
Codeba aprova abertura de licitação pra dragagem do canal portuário
A continuidade da dragagem no canal portuário do r...