A Prefeitura de Umuarama realizou na manhã desta quarta-feira (31) mais uma etapa da licitação que vai definir a nova concessionária do serviço público de estacionamento rotativo – a chamada Zona Azul – para melhoria da mobilidade urbana. A concessão contempla a implantação, operação e gestão do sistema em formato digital, incluindo a distribuição de créditos por meio de aplicativo para smartphone e a manutenção de todos os elementos do sistema operacional.
“Além disso a empresa prestará apoio à fiscalização, que será executada exclusivamente pelos agentes da autoridade de trânsito, contratados pelo município mediante processo seletivo, conforme determina a legislação. A aplicação de avisos de irregularidade por orientadores do estacionamento rotativo de empresa privada foi um dos motivos para o rompimento do contrato anterior, conforme orientação da Justiça”, explicou o prefeito Celso Pozzobom.
A primeira etapa do processo foi a habilitação dos concorrentes com checagem de documentação de regularidade fiscal, trabalhista, qualificação técnica e financeira. Nesta quarta-feira foi avaliada a proposta e o percentual de repasse da receita com a operação do sistema para o município do Consórcio Brasmove/G2, liderado pela empresa Brascontrol Indústria e Comércio Ltda., de Santana de Parnaíba (SP) – único presente no certame –, que propôs repassar 14% das receitas para o município – recursos que serão destinados ao Fundo Municipal de Trânsito, para investimento exclusivamente no setor.
O próximo passo é o julgamento de pedidos de impugnação e a constituição de uma comissão especial, formada por técnicos em sistemas de informação e nomeada por portaria do Executivo, que vai analisar os equipamentos, softwares e aplicativos do consórcio para avaliar se atendem às exigências do edital de licitação – após o pedido, a empresa terá 10 dias para apresentar o produto. Havendo aprovação, a licitação será homologada e posteriormente assinado o contrato de concessão, para o município dar a ordem de serviço.
“A partir deste ponto, o consórcio terá 60 dias para instalar a sinalização horizontal e vertical na área da Zona Azul e implantar o sistema de comercialização de créditos. Vencida esta etapa, haverá mais 15 dias de orientações aos usuários, para que a população saiba como e onde comprar os créditos para utilizar o estacionamento rotativo. As 5.500 vagas foram mantidas – sendo 4 mil para carros e 1.500 para motocicletas”, explicou a diretora da Diretoria de Trânsito de Umuarama (Umutrans), Dianês Maria Piffer.
O consórcio é formado pelas empresas Brascontrol Indústria e Comércio, Appmove Inteligência e Desenvolvimento de Soluções e G2 Empreendimentos e Logística, que administram estacionamentos rotativos por meio de aplicativos em cidades como Salvador (BA), Pouso Alegre (MG) e São Paulo, capital.
A diretora da Umutrans destacou que, caso a concessão da Zona Azul seja confirmada ao Consórcio Brasmove/G2, o município terá mais recursos para investir no trânsito, por meio dessa modalidade de serviço. “A antiga empresa repassava 5,01% das receitas. No edital, o valor mínimo exigido foi 8,8% e na licitação a proposta foi de 14% - quase três vezes mais que no contrato anterior”, comparou.
01/08/2019
04/12/2025
Abertura de licitação prevê compra de nova ambulância para Rolim de Moura
A Prefeitura de Rolim de Moura anunciou a abertura...04/12/2025
Prefeitura de BH abre licitação para ampliar vagas de estacionamento rotativo
A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da BHTran...04/12/2025
Codeba abre licitação para obras em porto de Ilhéus; valor não foi informado
A Companhia das Docas do Estado da Bahia (Codeba) ...03/12/2025
Estado firma convênios e autoriza licitação para obras de infraestrutura em 14 municípios baianos
O Governo da Bahia anunciou, nesta quarta-feira (3...