Prefeitura realiza licitação para instalar fotossensores na capital


A Secretaria Municipal de Trânsito, Transporte e Mobilidade (SMT) realizará nesta sexta-feira (20), às 9 horas um pregão eletrônico para instalação de fotossensores na capital. A SMT visa contratar empresa especializada para a prestação de serviços de fiscalização eletrônica de faixas de trânsito, incluindo a instalação, a operação e a manutenção de equipamentos de controle do tráfego viário, medidor de velocidade e detector de imagens de veículos por avanço de sinal vermelho, por transitarem em velocidade acima do limite regulamentado para a via, por transitarem em pistas, faixas e horários não permitidos pela regulamentação.

Para o prefeito de Goiânia, Paulo Garcia (PT), a instalação dos equipamentos representará uma série de melhorias no trânsito da capital.

“Representará uma melhoria. Nós temos trabalhado muito com a mobilidade urbana, regiões metropolitanas que tenham uma capital como Goiânia precisam estar atentas quanto as questões relacionadas ao tráfego, ao trânsito, ao transporte coletivo. Para a fiscalização do trânsito e do tráfego precisamos contar com a tecnologia agregada a fiscalização com câmeras e conectadas as nossas centrais de vigilância da cidade são fundamentais. São estudos técnicos que os engenheiros de trânsito da SMT realizam”, afirmou.

Segundo o prefeito tudo está sendo feito dentro dos prazos estipulados e dentro da legalidade. “Tudo que está em andamento será mantido. Nós temos prazos, nós temos compromissos, tudo que está sendo feito dentro da lei, dentro dos preceitos legais, tudo deverá ser realizado de acordo com os prazos pré-determinados”, argumento Paulo Garcia.

Números

Hoje, são 568 faixas fiscalizadas totalizando 201 equipamentos eletrônicos fixos, conhecido como fotossensores. Após a licitação, serão 1360 faixas de fiscalização. A quantidade de equipamentos dependerá da tecnologia utilizada pela empresa vencedora.

O que é faixa?

Numa pista de rolamento como na Avenida 85 existem três faixas, sendo uma delas preferencial para ônibus e duas para veículos. No cruzamento com a T-9, por exemplo, há o monitoramento de 12 faixas monitoradas, sendo avanço de sinal, parada sobre faixa, retorno proibido velocidade (Av. 85) e transitar no corredor preferencial.

De acordo com a assessoria de imprensa da SMT, somente após a licitação saberemos quantos equipamentos serão. Tudo vai depender do tipo de equipamento utilizado. O que se sabe é que ela terá que fiscalizar o quantitativo de faixas descritas no edital.

A SMT tem as referências dos pontos de fiscalização, que são os atuais e os novos. Os futuros pontos atenderão demandas da população e avaliações da equipe técnica de engenharia, como em locais onde estão verificados muitos acidentes. Um local já definido é a Marginal Botafogo. Outros pontos serão divulgados posteriormente.


18/05/2016

Fonte: Diário de Goiás

 

Curso Licitações

04/12/2025

Licitação para construir Terminal Santa Luzia é publicada nesta quarta-feira

A publicação do edital de licitação para a constru...

04/12/2025

Ministério da Gestão regulamenta licitação por diálogo competitivo e amplia ferramentas que..

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços P...

04/12/2025

Obra – Semae abre licitação para nova adutora nas regiões do Dois Córregos e Cecap

O Serviço Municipal de Água e Esgoto (Semae) de Pi...

04/12/2025

Prefeitura de Feira abre licitação para requalificar Praça do Sapateiro no início de 2026

A requalificação da Praça do Sapateiro, no estacio...
Notícias Informativo de Licitações
Solicite Demonstração Gratuita