A Secretaria municipal de Transportes não dá detalhes, mas confirmou que a possibilidade de uma nova licitação está em estudo. Especialistas ouvidos pelo EXTRA afirmam que a solução pode não ser tão simples.
Para o engenheiro de trânsito Alexandre Rojas, professor da Uerj, a medida poderia dar origem a nova briga judicial entre a prefeitura e as empresas, o que atrasaria ainda mais a solução. Ele acredita que, para rebater o argumento da prefeitura de que os consórcios romperam o contrato ao deixar de atender os passageiros, as empresas poderiam alegar que a quebra partiu primeiro do município, ao não autorizar o reajuste das tarifas.
— O combustível, que é o principal insumo do transporte, aumentou e, sem poder repassar este custo para as tarifas, a remuneração das empresas caiu. Elas podem usar isso como argumento — analisa.
O professor do Departamento de Engenharia da PUC-Rio José Eugênio Leal tem a mesma opinião.
— Juridicamente é complicado. Parece mais um improviso (da prefeitura) — criticou.
Passageiros ainda têm esperança
O operador de lojas Rodrigo Pereira de Avila, de 24 anos, tem esperança de ver novamente circulando a linha 742 (Padre Miguel-Cascadura), que ele utilizava para se deslocar até o trabalho, em Coelho Neto. Atualmente, o jovem precisa recorrer a duas linhas para fazer o percurso.
— Acho necessária a nova licitação, uma vez que as empresas demonstram claramente a incapacidade de operar a linha. Ela faz muita falta. Hoje tenho de pegar dois ônibus, o 777 e o 393, e ainda caminho mais um pedaço para chegar ao trabalho. Antes era um só. Sem contar que ainda perco de 30 a 40 minutos no trajeto — reclama o morador de Padre Miguel.
Já o morador de Santa Cruz, Rafael Monteiro dos Santos, de 24 anos, cobra o retorno da 365 (Largo do Mendanha-Tiradentes).
— É uma linha importante, pois além de servir como ligação com o Centro, também fazia conexão com linhas que levam a outros bairros.
25/03/2018
01/09/2026
Aberta licitação de R$ 1,19 milhão para pavimentação de estrada de Fazenda Souza
A Prefeitura de Caxias do Sul publicou no Diário O...01/09/2026
Licitação é lançada para construção de 9 escolas com piscina e quadra em seis cidades de MT
Nove novas escolas estaduais, todas com 24 salas d...31/08/2026
Sinfra abre licitação de R$ 94,3 milhões para construção de pontes em Mato Grosso
O Governo de Mato Grosso publicou edital de licita...31/08/2026
Prefeitura de Sobradinho abre licitação para construção de praça no povoado de Lagoa Grande
A prefeitura de Sobradinho (BA) publicou, no Diári...