A Prefeitura do Rio deu início a um estudo para conseguir recursos com a exploração de publicidade e pontos de venda de produtos nas estações dos três corredores de ônibus BRT.
A ideia é licitar os espaços para empresas que poderiam explorar publicidade, instalação de máquinas de refrigerantes e até pequenos quiosques de lanches e sorvetes (redes de fast food).
Segundo fontes, são duas possibilidades analisadas:
1. A empresa explora o espaço e fica responsável pela manutenção e segurança das estações.
2. A empresa paga pela utilização do espaço e a prefeitura se responsabiliza pela manutenção e segurança.
No início deste mês, a prefeitura publicou um decreto que prevê multa de R$170 para quem der o calote e entrar nas estações sem pagar.
Segundo o consórcio BRT, 72 mil pessoas não pagam passagens todos os dias. O prejuízo acumulado é de R$6,4 milhões por mês. No corredor Transoeste, 22 estações estão fechadas por falta de segurança.
A fiscalização agora será feita pela Guarda Municipal e a aplicação de multas começa em outubro.
A prefeitura confirmou que pretende fazer a licitação, mas disse que o estudo não está pronto e não há prazo definido para que seja finalizado.
O Consórcio BRT, que opera as 135 estações e terminais , divulgou a seguinte nota:
"A Prefeitura manifestou, em reunião com representantes do Consórcio, o interesse em licitar as estações do BRT. No entanto, para podermos avaliar a viabilidade econômica e financeiro, bem como a conformidade da proposta seria necessário conhecermos detalhes do projeto como o objeto e o escopo da licitação, aspectos que ainda desconhecemos. Apenas se informados sobre os termos e condições da intenção manifestada pela Prefeitura, além de eventuais esclarecimentos adicionais, o Consórcio BRT poderá se posicionar."
17/08/2018
04/12/2025
Abertura de licitação prevê compra de nova ambulância para Rolim de Moura
A Prefeitura de Rolim de Moura anunciou a abertura...04/12/2025
Prefeitura de BH abre licitação para ampliar vagas de estacionamento rotativo
A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da BHTran...04/12/2025
Codeba abre licitação para obras em porto de Ilhéus; valor não foi informado
A Companhia das Docas do Estado da Bahia (Codeba) ...03/12/2025
Estado firma convênios e autoriza licitação para obras de infraestrutura em 14 municípios baianos
O Governo da Bahia anunciou, nesta quarta-feira (3...