Prefeitura publica licitação para reconstruir muro do Cemitério da Saudade


A Prefeitura vai reconstruir e instalar gradil no muro do Cemitério da Saudade. A licitação para a obra, orçada em R$ 3,2 milhões, foi publicada nesta quinta-feira, 1º de dezembro, na página 44 do Diário Oficial (https://portal-api.campinas.sp.gov.br//sites/default/files/publicacoes-dom/dom/447594236512423654475901.pdf), por meio da Setec (Serviços Técnicos Gerais), autarquia que administra os solos públicos. A reconstrução é necessária devido ao desgaste natural do muro, erguido na mesma época de fundação do cemitério, em 1880, e reformado pela última vez há mais de 15 anos.

O projeto de reforma foi elaborado pela Secretaria Municipal de Serviços Públicos e prevê a reconstrução dos 1.076 metros de muro que margeiam as Ruas Abolição e Luiz Cappa e a Avenida da Saudade. O muro terá 1,5 metro de altura e sobre ele será instalado o gradil com 2 metros, totalizando 3,5 metros de altura. Quando estiver pronto, receberá o plantio de cerca viva em toda a sua extensão. A previsão é que a obra seja realizada em seis meses.

A reedificação foi analisada e aprovada pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural de Campinas (Condepacc), uma vez que o Cemitério da Saudade é um bem tombado desde 2003.

De acordo com o presidente da Setec, Enrique Lerena, o recurso é da Prefeitura de Campinas e a parceria com Serviços Públicos foi importante para viabilizar o projeto. A licitação, segundo ele, “inicia uma série de intervenções que estão sendo projetadas para o Cemitério da Saudade como parte da revitalização do local”.

O Cemitério da Saudade é considerado um museu a céu aberto por conta das obras de arte tumulares distribuídas ao longo de suas 112 quadras. O espaço fica na Praça Voluntários de 32, sem número, no bairro Ponte Preta. O horário de funcionamento é das 7h às 18h.


01/12/2022

Fonte: Site da Prefeitura Municipal de Campinas-SP

 

Curso Licitações
Notícias Informativo de Licitações
Solicite Demonstração Gratuita