A Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo (Sedettur) realiza no próximo 17 de agosto pregão presencial para contratar empresa especializada para gestão do Aeroporto Francisco Álvares de Assis, o Aeroporto da Serrinha, em Juiz de Fora.
De acordo com o Secretário de Transportes e Trânsito (Settra), Rodrigo Tortoriello, será um momento de transição na operação da unidade. "A longo prazo, o objetivo é focar no atendimento a voos executivos e a empresas de prestação de serviço aeronáutico", explicou.
O aviso de licitação para a prestação do serviço de administração, manutenção e operação foi publicado no Diário Oficial do Município neste sábado (5). O edital completo deve ser divulgado nos próximos dias.
O Aeroporto da Serrinha é administrado via concessão desde 2006 pela Sociedade Nacional de Apoio Rodoviário e Turístico Ltda (Sinart). O contrato termina na próxima segunda-feira (7) e em seguida a Prefeitura assume o aeroporto a partir da 0h de terça-feira (22). De acordo com Tortoriello, o local continuará em funcionamento com pessoal próprio da administração municipal até a conclusão do processo licitatório.
"Vamos publicar o edital com as condições para a escolha da empresa de prestação de serviços para assumir a gestão por um ano, diferente do que temos atualmente, que é uma concessão. Definimos este prazo como um período de transição para que a gente desenvolva um modelo de gestão mais focado na aviação executiva", explicou ao G1.
A reportagem entrou em contato com os representants da Sinart para outras informações , mas as ligações não foram atendidas.
Ainda conforme a Prefeitura, a longo prazo o objetivo é transformar o aeroporto em um ponto de interesse para as empresas que tenham como atividade principal ou secundária atender a aviação executiva, além de manter o atendimento de táxi aéreo, em andamento com o programa Voe MG, do governo estadual.
"Queremos que o aeroporto receba desde os voos, inclusive de helicópteros, a hangaragem das aeronaves, até as empresas que façam manutenção de aviões e turbinas que geram receita para o município. Temos a vantagem geográfica, da proximidade com o Rio de Janeiro e o fato que no estado apenas um aeroporto funciona neste modelo, o Carlos Prates, em Belo Horizonte", comentou Tortoriello.
Atualmente Aeroporto da Serrinha recebe voos do programa Voe MG, do Governo Estadual (Foto: Reprodução/TV Integração)Atualmente Aeroporto da Serrinha recebe voos do programa Voe MG, do Governo Estadual (Foto: Reprodução/TV Integração)
A expectativa é de que o edital a ser lançado em 2018 já contemple a mudança de prioridades para o Aeroporto da Serrinha, que surgiu após o Executivo detectar que o novo formato atenderia ao mercado e aos interesses da cidade.
"A gente vem trabalhando com modelos de concessão onde a aviação regular é o principal negócio. Em conversas com outros setores envolvidos na área percebemos que precisamos mudar. Desta forma, o Aeroporto da Serrinha vai deixar de ser um equipamento exclusivo de transporte, considerado um terminal de passageiros, e passa a ser um elemento de desenvolvimento econômico da cidade", concluiu.
05/08/2017
17/01/2026
Limeira abre licitação para apreensão de animais por R$ 246 mil
A Prefeitura de Limeira, por meio da Secretaria Mu...17/01/2026
Amambai lança licitação de R$ 12,8 milhões para renovar frota de veículos
A Prefeitura de Amambai, a 338 km de Campo Grande,...17/01/2026
Prefeitura divulga licitação para melhorias na infraestrutura dos mirantes da Estrada do Perau
A Prefeitura de Santa Maria informa sobre a public...16/01/2026
Licitação de catracas para a Rodoviária de Cascavel será realizada em fevereiro
A licitação está prevista para o início de feverei...